Direção, funcionários e amigos da Santa Casa de Misericórdia participaram de missa na tarde desta quarta-feira (28/08) na capela do Hospital Santo Amaro, no Recife, para dar graças a Deus pelos 161 anos da instituição. A missa foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo capelão, padre Eronildo de França, com assistência do diácono Antão Marcelo.
O arcebispo de Olinda e Recife é, por estatuto, o presidente da Instituição, ligada à Arquidiocese. O Hospital Santo Amaro, onde está a capela na qual foi celebrada a missa, é uma das obras da Santa Casa – há outras obras da Santa Casa nas áreas de educação e assistência social – e presta atendimento gratuito de saúde a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em diversas especialidades médicas. Atualmente, o hospital trabalha com 150 leitos, inclusive UTI, e tem médicos atuando 24 horas por dia.
Na homilia, dom Fernando lembrou que a Santa Casa é exemplo de caridade cristã e que se dedica, em seu dia-a-dia, à prática do Evangelho no amor a Deus e aos irmãos. “Todas as obras da Santa Casa têm a preocupação do amor e do cuidado, da promoção humana, da evangelização, e isso é de uma riqueza que não tem medida, é um exemplo para todos, extremamente necessário em um mundo de contrastes sociais e de tantas necessidades”, disse o arcebispo. Dirigindo às religiosas presentes à missa, dom Fernando fez questão de agradecer o apoio das irmãs da Congregação Filhas de Sant’Ana, que prestam assistência religiosa aos enfermos, e das irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, que auxiliam na área de educação.
O superintendente geral da Santa Casa, o médico Raul Mariz, agradeceu a disponibilidade de dom Fernando em presidir a celebração e o apoio que o arcebispo tem dado às atividades da instituição. Em sua fala, o superintendente renovou seu compromisso com uma gestão transparente e solidária, enaltecendo os profissionais das áreas médica, administrativa e educacional, que colaboram para o bom funcionamento da Santa Casa em suas diversas unidades de atendimento: Hospital Santo Amaro, Centro Geriátrico Padre Venâncio, Abrigo São Francisco de Assis, Instituto Antônio Pessoa de Queiroz, Educandário Santa Tereza, Educandário Magalhães Bastos, Educandário Casa da Providência, Colégio Santa Luísa de Marillac e Educandário São Joaquim.
Após a missa, houve corte de bolo para os funcionários na área externa da capela. Um bottom comemorativo foi distribuído entre os presentes.
Pascom AOR