1º de Janeiro. Data Marcante onde todo o mundo comemora o Dia Mundial da Paz. Para os habitantes de Ipojuca, município localizado a aproximadamente 50 km do Recife, esta data também é especial por se tratar do encerramento da Festa em honra ao Senhor Santo Cristo. O novenário é sempre celebrado entre os dias 22 de dezembro e 1º de janeiro,
O tema “Santo Cristo nos liberta da escravidão”propôs ao povo uma profunda reflexão sobre a condição de escravidão vivida por muitas pessoas com o tráfico humano. Fato que será fortemente abordado pela Igreja no Brasil durante a Campanha da Fraternidade 2014.
Entre os destaques das festividades deste ano está a celebração dos 350 anos que a imagem do Senhor Santo Cristo foi chegou ao município vinda de Portugal. A escultura é uma das únicas existentes no mundo. Ela tem uma peculiaridade. O Cristo Crucificado tem os braços levantados. Este tipo de representação foi proibida e as existentes destruídas. Restando apenas três no mundo inteiro. Até hoje, ela é venerada pelos moradores e visitantes que chegam à cidade.
O Encerramento Solene da Festa ocorreu com a Procissão do Andor com a imagem que percorreu as principais ruas de Ipojuca, seguida da Missa Campal. Ambos atos litúrgicos contaram com a presença do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. “Participar desta belíssima festa, já no dia 1º de Janeiro, é algo muito bom! Serve como grande motivação para continuarmos o trabalho evangelizador, principalmente após a aprovação do nosso Plano Arquidiocesano de Pastoral”, disse o arcebispo.
Fotos: Kennedy Rodrigues – Pascom Vicariato Recife Sul 1 e Pascom Ipojuca
Fonte: Kennedy Rodrigues com informações da Assessoria de
Comunicação – Prefeitura de Ipojuca