Uma relíquia do século 18 será devolvida aos moradores do distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, Litoral Sul. O altar-mor da padroeira foi completamente restaurado e estará disponível para a veneração dos fiéis e para a admiração dos turistas – que começam a lotar a região com o início do verão – a partir desta sexta-feira, 5. Nesse dia, às 19h, o pároco da igreja local, padre Djanilson Pereira, presidirá uma missa em ação de graças pela entrega do monumento inestimável.
Feito todo de madeira, o altar-mor da Igreja de Nossa Senhora do Ó há anos sofria com a degradação do tempo e o ataque de cupins. Com a ajuda de toda a comunidade católica do distrito, padre Djanilson conseguiu arrecadar o valor necessário para salvar o patrimônio histórico. “Foi com a realização de festas e quermesses e a confecção de carnês que conseguimos angariar os quase R$ 90 mil que precisávamos para restaurar o altar”, comemora o sacerdote.
A reforma do altar teve início em agosto deste ano. Segundo o padre, foi preciso remover nove camadas de tinta. “Também durante a restauração descobrimos que o monumento tinha elementos que datavam do século 19. Foi um trabalho muito delicado”, explica o pároco.
Com a entrega do alta-mor de Nossa Senhora do Ó terá início o planejamento para a reforma dos outros dois altares que ficam localizados nas laterais do templo. “O nosso objetivo é ter os três altares novos disponíveis não só para os católicos, mas para os turistas que visitam todos os dias a igreja. Como o templo não é tombado, vamos fazer a partir de doações da própria comunidade”, afirma padre Djanilson.
Da Assessoria de Comunicação AOR