Recife, 06 de novembro de 2015.

Irmãos e irmãs,

Olhando com realismo a área metropolitana de Recife e acolhendo as prioridades pastorais, estaremos vivenciando a nossa Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2015 e discernindo as prioridades para o próximo ano, o terceiro de atuação do Plano de Pastoral.

A partir de fevereiro de 2010 até os dias de hoje, construímos propostas que geraram várias expectativas. Nosso encontro será uma oportunidade para reforçar uma ação mais coordenada das Comissões Pastorais e Vicariatos, a serviço da pastoral orgânica nas paróquias, a fim de que o Evangelho da misericórdia ilumine sempre mais a vida das nossas comunidades no Ano Santo de 2016.

A ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL acontece no dia 20 de novembro (sexta-feira) das 8h às 17h, e no dia 21 (sábado), das 8h às 12h. Acontecerá na UNICAP (Bloco G), onde utilizaremos o Auditório G-2 e salas do bloco B.

A programação terá como metodologia:

  1. Exposição e discussão do quadro da realidade arquidiocesana (pesquisa de opinião pública, plano de pastoral e 5 urgências);
  2. Análise e debate nos vicariatos quanto às conquistas e fragilidades originárias da vivência do plano de pastoral;
  3. Planejamento de trabalho quanto as prioridades para 2016, através de planilha, feito nas Comissões Arquidiocesanas de Pastoral;

O ÊXITO desta Assembleia pede a PRESENÇA de todos:

  • O CLERO ARQUIDIOCESANO;
  • TODOS OS MEMBROS DAS COMISSÕES ARQUIDIOCESANAS DE PASTORAL;
  • 2 representantes LEIGOS de cada COMISSÃO VICARIAL DE PASTORAL, indicado pelo representante da Comissão no Vicariato.

*Cada participante DEVERÁ LEVAR o Plano Arquidiocesano de Pastoral e a taxa de R$ 10,00 (dez reais) para contribuir com as despesas de alimentação.

As exigências da conversão pastoral e os desafios de hoje bem enfatizam nossas fraquezas, contradições e dificuldades, mas não poderemos esquecer a riqueza do Espírito que anima o coração de muitos, na dedicação e no testemunho alegre ao Evangelho do Senhor Salvador do Mundo e à missão que Ele mesmo nos entregou.

 

Com afetuosa benção do Senhor, irmão e pastor,

Dom Antônio Fernando Saburido
Arcebispo Metropolitano