O arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, recebeu amigos e familiares no convento Santo Alberto, onde mora em Goiana, nesta segunda-feira (1º de maio), para celebrar seus 60 anos de sacerdócio.  Uma missa foi presidida pelo bispo emérito de Nazaré da Mata e vigário geral da Arquidiocese, dom Severino de França, na igreja do Carmo, que faz parte do convento dos frades carmelitas. O bispo representou, na ocasião, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e seu bispo auxiliar dom Antônio Tourinho, que estão participando da Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP). Concelebraram os padres Luciano Brito, Cícero Ferreira, Maurício Diniz, Sérgio Pereira, Eronildo França, José Severino e alguns padres da congregação carmelita, além do próprio dom José Cardoso.

Apesar de o aniversário de ordenação ser no dia 28 de abril, a missa em ação de graças foi celebrada no feriado do trabalhador, dia em que se faz memória de seu onomástico, São José Operário.  Padre Luciano Brito, que recebeu a ordenação sacerdotal pelas mãos de dom José, comentou que o arcebispo emérito fez muito pela promoção sacerdotal, chegando a ordenar 55 padres.

Na homilia, o provincial dos frades carmelitas, frei Altamiro Tenório da Paz, disse que algumas das maiores qualidades de dom José Cardoso são a fidelidade e a obediência à Igreja. Lembrando São José Operário no Evangelho, comentou que “o carpinteiro molda a madeira como Deus molda o barro”, considerando também o arcebispo emérito como um trabalhador incansável da Arquidiocese pela concretização do reino de Deus aqui na terra.

Aos 83 anos, dom José Cardoso estava feliz ao lado das suas irmãs Judite e Dorotéia Cardoso. As fotografias registraram a alegria dos presentes à celebração. No próximo domingo (7 de maio), o arcebispo emérito de Olinda e Recife celebra 36 anos de ordenação episcopal.

História – Dom José Cardoso Sobrinho foi ordenado sacerdote em 28 de abril de 1957. Foi ordenado bispo em 07 de maio de 1979 e nomeado arcebispo em 10 de abril de 1985, assumindo a Arquidiocese de Olinda e Recife, em substituição a Dom Hélder Câmara. Entre 1987 e 1991, foi presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ao completar 75 anos de idade em 30 de junho de 2008, encaminhou ao papa Bento XVI sua carta de renúncia ao cargo de arcebispo (a idade-limite de 75 anos para a entrega da função é estabelecida pelo Código Canônico), sendo sucedido pelo atual arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Pascom AOR