Dom Fernando unge a fronte de fiéis na Basílica da Penha

Na tarde da última sexta-feira (23/08), o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidiu celebração Eucarística na abertura da festa de Nossa Senhora da Penha. A Santa Missa foi concelebrada pelo frei Hélio Ferreira, Reitor da Basílica da Penha. O religioso conta que no Recife a devoção à Nossa Senhora da Penha foi introduzida pelos frades capuchinhos, uma vez que a Virgem da Penha é a padroeira da Província de Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil (Proneb), que abrange os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Frei Hélio, Dom Fernando e padre César
Às sextas-feiras o fluxo de fiéis aumenta em busca de receber a Bênção de São Félix e de receber o sacramento da Reconciliação

Comentando o Evangelho de Mateus (Mt 13, 44-46), em sua homilia, dom Fernando, refletiu que o Reino dos Deus é semelhante a um tesouro precioso, mas é necessário renunciar ao pecado. “Nossa Senhora nos apoia na missão de perseverar na fé”, acrescentou o arcebispo. Segundo o metropolita, os capuchinhos desenvolvem um grande serviço de evangelização com os trabalhos missionários e estimulando os fiéis a buscarem o sacramento da Confissão e orientando-os a receber a Bênção de São Félix.  

As celebrações em honra a Nossa Senhora da Penha seguem até o dia 1° de setembro, dia da padroeira. Tradicionalmente centenas de fiéis procuram a Basílica da Penha para receberem o sacramento da Reconciliação (Confissão) e para receber a Bênção de São Félix, especialmente às sextas-feiras. Os frades capuchinhos abençoam os devotos e também os objetos apresentados por eles, como chaves de casa, do carro, garrafas com água, bolsas, carteiras de trabalho. Aguardando pela celebração da Santa Missa, a devota Maria da Conceição Ribeiro, artesã e moradora do bairro do Barro, rezava com o filho Fernando. Dona Conceição conta que nasceu no bairro de São José e desde criança sempre participou das celebrações em honra a Nossa Senhora da Penha. “Batizei o meu filho aqui. Na infância, o meu filho teve Sarampo e ficou muito doente. Pedi a intercessão da Mãe da Penha e ele ficou curado. Sempre venho aqui agradecer, mesmo morando distante”, relata a fiel.  

Localizada no coração do comércio do Recife, bairro de São José, a Basílica de Nossa Senhora da Penha foi construída no estilo neorrenascentista, pelos frades capuchinhos franceses no século 17, no ano de 1655.

(Pascom AOR)