Aplicativo estimula a economia criativa, fortalecendo os elos entre as paróquias, comunidades e comerciantes nos bairros

Os fiéis e paróquias do Recife e região podem contar com uma novidade que une o conceito de economia criativa e engajamento social em favor das paróquias. Trata-se do programa Amigos da Igreja, aplicativo que integra comunicação, negócio e o relacionamento entre a Igreja Católica, estabelecimentos comerciais e pessoas do mesmo bairro (área paroquial).

A iniciativa foi apresentada ao arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, em setembro. Segundo Edmilson Apolinário, criador do programa, a expectativa é de que, em poucos meses, todas as 142 paróquias do território arquidiocesano conheçam a proposta que gera benefícios para toda comunidade e possam aderir ao programa. O programa é simples e gratuito.

Como funciona?

O relacionamento da Igreja com os estabelecimentos comerciais e os paroquianos deve agregar inúmeros benefícios à comunidade, através das contribuições que serão realizadas com os negócios gerados nas simples compras e pagamentos por serviços do dia-a-dia do cidadão. Para os fiéis participarem, é suficiente os paroquianos clientes darem preferência aos estabelecimentos comerciais que fazem parte do programa Amigos da Igreja, na compra de bens e de serviços.

O consumidor paroquiano faz um cadastro gratuito no programa Amigos da Igreja e informa seu número na hora de realizar o pagamento em um estabelecimento parceiro. A cada cupom fechado, além da doação financeira que a paróquia vai receber, o paroquiano consumidor também concorre a prêmios todo mês. Desta forma, o paroquiano tem a certeza que estará ajudando a paróquia a manter e ampliar suas atividades de evangelização e obras sociais.

Através do aplicativo, cada participante poderá acessar suas informações de forma simples, direta e com total transparência. Praticidade e facilidade permitem que pessoas de todas as idades e diversos tipos de negócio possam fazer parte do programa em todos os momentos. Sem pagar a mais por isso, todos podem contribuir ao frequentar os estabelecimentos participantes do programa, que destinarão para a paróquia um percentual do valor acumulado nas compras do dia-a-dia. Quanto mais negócios são realizados, maior será o fortalecimento das relações comerciais do bairro e o valor da doação para a igreja. O pároco pode, inclusive, acompanhar os valores arrecadados.

Padre Augusto César é o pároco da Imbiribeira e recomenda o App

A paróquia de São Sebastião e São Cristóvão, na Imbiribeira, foi a primeira da Arquidiocese de Olinda e Recife a aderir ao programa Amigos da Igreja. Atualmente há mais de 30 estabelecimentos cadastrados na Imbiribeira e o programa já conta com a adesão das paróquias de Cristo Redentor (Jordão, Recife), Nossa Senhora da Paz (Afogados) e Sagrado Coração de Jesus (bairro Lagoa Nova, Natal – RN).  

Paróquia Cristo Redentor (Jordão) aderiu ao programa no início de novembro

Em 05/11, a paróquia Cristo Redentor, juntamente com suas 19 comunidades, no bairro do Jordão, zona sul do Recife, oficializou sua participação no programa Amigos da Igreja. O anúncio foi dado pelo pároco, o padre Edicarlos Alves, OMI, que está motivado com o potencial de benefícios que serão gerados para as pessoas, os negócios do bairro e a comunidade paroquial. No mês de outubro, o programa foi apresentado em duas paróquias: Nossa Senhora de Fátima (no bairro de Boa Viagem) e na paróquia Nossa Senhora do Desterro ( Porto de Galinhas, Ipojuca). O pároco do Desterro, padre Djanilson Pereira, incluiu a novidade na pauta da reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial) e lançou a proposta à comunidade, que conheceu os detalhes do programa e deu sugestões de adaptações para a realidade da paróquia.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Boa Viagem) conheceu a proposta em outubro

A expectativa do idealizador do programa e diretor da Círculo Design, é a de que até o final de dezembro mais de mil pessoas sejam cadastradas e dezenas de estabelecimentos se tornem parceiros do Amigos da Igreja. Para alcançar os objetivos, Edmilson aposta no apoio e capilaridade da Pastoral da Comunicação nas paróquias, divulgando e indicando os estabelecimentos parceiros, além de estimular e motivar toda comunidade a privilegiar os negócios que contribuem com a paróquia.

Amigos da Igreja.
Você participa, todo mundo ganha.

Informações: (81)999766-0326
Veja mais detalhes acessando o site www.amigosdaigreja.com.br
Instagram:  @appamigosdaigreja
Facebook: appamigosdaigreja

(Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife)
#