No ano em que completou 35 anos de existência, a Comunidade Santa Rita de Cássia, em Timbi, Camaragibe, vivenciou duas grandes alegrias: em janeiro foi elevada à Área Pastoral e ontem, 22/11, foi criada paróquia. A solenidade de ereção canônica, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, reuniu centenas de fiéis, autoridades municipais e clero que acompanharam a trajetória da comunidade. Na ocasião, o arcebispo metropolitano deu a posse canônica ao padre Walter Luiz Barbosa de Lima como administrador paroquial.
Após a acolhida na comunidade, no início da celebração, dom Fernando explicou à assembleia como seria o rito da solenidade de criação da paróquia e da posse canônica do administrador paroquial. O metropolita de Olinda e Recife destacou que o administrador paroquial tem a obrigação de exercer o tríplice múnus de Jesus Cristo, que consiste em ensinar, santificar e administrar os fiéis leigos.
O vigário episcopal do Vicariato Várzea, padre Paulo Sérgio Monteiro, leu o decreto de criação da paróquia Santa Rita de Cássia, desmembrada da Área Pastoral de mesmo nome, pertencente à paróquia Sant’Ana. Em seguida, o padre José Roberto França, leu o decreto de provisão canônica de administrador paroquial concedido ao padre Walter de Lima. Dom Fernando proferiu sua homilia, onde destacou que cada fiel deve ser um templo espiritual da Santíssima Trindade. O arcebispo declarou ainda que ficou feliz ao encontrar a comunidade tão empenhada em celebrar a data especial de criação da paróquia.
Na cerimônia de instalação da paróquia, durante a concelebração Eucarística, o primeiro administrador paroquial de Santa Rita de Cássia renovou suas promessas sacerdotais, a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade à Igreja. Dom Fernando acompanhou o padre Walter na apresentação dos símbolos que envolvem a vida do sacerdote em seu ministério pastoral: o Sacrário, a Pia Batismal e as chaves da igreja. Após o rito, o arcebispo entregou ao sacerdote as chaves da igreja e a provisão canônica. Os paroquianos aplaudiram com entusiasmo a cerimônia.
Além do padre Walter de Lima, concelebraram com o arcebispo metropolitano o vigário episcopal do Vicariato Várzea, padre Paulo Sérgio Monteiro, o padre Thales Figueiredo, administrador paroquial da paróquia Sant’Ana, o padre José Roberto França, pároco de Nossa Senhora da Conceição (Iputinga), o padre Josemar de Lima, provincial dos Dehonianos. O padre Augusto César atuou como cerimoniário e o diácono transitório Rubens Brito serviu ao Altar.
Após a celebração Eucarística, o administrador paroquial fez um agradecimento especial aos padres Dehonianos que durante muito tempo se dedicaram ao pastoreio em Timbi. O presbítero salientou em seu discurso que Santa Rita lhe ajudou a construir uma comunidade unidade, acima de tudo. “A Missão não é nossa, é de Deus”, destacou o padre Walter.
Em 11/01/2019, dom Fernando Saburido criou oficialmente a Área Pastoral Santa Rita, que integrava o território da paróquia Sant’Ana, em Camaragibe. Na mesma celebração, dom Fernando empossou o padre Walter Lima como vigário da paróquia e responsável pela nova Área Pastoral. Criada em 15/11/1984, a comunidade Santa Rita de Cássia completou neste ano 35 anos.
Endereço da nova paróquia Santa Rita de Cássia: Rua Ercina Lapenda, 115, Timbi, Camaragibe – PE
(Pascom AOR)