A paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Boa Viagem vivenciou uma grande alegria neste final de semana, com a visita pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife. No sábado 23/11, o pároco padre Luciano José Rodrigues Brito recebeu o Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e comitiva e no domingo, 24/11, quem conduziu a visita foi o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio da Silva. Criada há 71 anos, a paróquia de Fátima em Boa Viagem possui cinco comunidades, além da matriz.
O primeiro dia da visita pastoral teve início na manhã do sábado, com a acolhida ao arcebispo metropolitano e comitiva, na matriz paroquial. Após a oração da manhã, na companhia do pároco, padre Luciano Brito, do vigário paroquial dom Bruno Lira e do vigário episcopal do Vicariato Boa Viagem, frei Joaquim Luz, foi realizada a reunião do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP). Dom Fernando ouviu os desafios das comissões pastorais e orientou os trabalhos de cada uma, com o apoio do coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares. Em seguida, os coordenadores das comissões arquidiocesanas reuniram-se com os agentes pastorais para discutir a caminhada das equipes na matriz e nas comunidades.
Houve espaço para o arcebispo interagir com as crianças da Catequese para a Primeira Eucaristia na matriz paroquial. Lembrando de levar esperança aos enfermos, ainda pela manhã o arcebispo foi levado pelo pároco e pelo vigário episcopal, para visitar um lar geriátrico do bairro e duas paroquianas. Dom Fernando rezou com Gracinha, paroquiana de 52 anos que tem Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e com Renata, de 39 anos, que tem Epidermólise Bolhosa. “As duas são grandes testemunhos de fé, exemplo para muita gente, rodeadas de amor e de cuidados, que vivem sua condição com humildade e entrega a Deus”, expressou o arcebispo.
Na tarde do sábado, a programação da visita pastoral envolveu o arcebispo em um momento especial para ouvir as famílias. Houve um encontro com a Pastoral Familiar, com o Encontro de Casais, Mães que oram por seus filhos, Casais de Segunda União e Equipes de Nossa Senhora. Todos conversaram com dom Fernando sobre os desafios de ser família, a força pastoral das famílias e as novas configurações da família.
A segunda parte da tarde foi marcada pela visita a quatro comunidades paroquiais: capela Nossa Senhora da Conceição (comunidade Padre Giordano), capela São Francisco de Assis (comunidade Entrapulso), capela Santo Antônio (comunidade Beira do Rio 2) e capela São João Paulo II (comunidade Beira do Rio 1). De volta à matriz, dom Fernando conversou com a população em situação de rua que frequenta o Restaurante Papa Francisco. Cerca de cem pessoas recebem refeição, gratuitamente, todas as noites, no restaurante, que é uma das fortes ações sociais da paróquia. O último compromisso do arcebispo no sábado da visita pastoral foi a celebração da Crisma. Na matriz de Nossa Senhora de Fátima, 155 jovens e adultos receberam o Sacramento da Confirmação.
O segundo dia da visita pastoral, domingo, foi conduzido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antonio, que abençoou os fiéis no encerramento da Missa comunitária da matriz. Em seguida, dom Limacêdo presidiu a celebração Eucarística na comunidade Nossa Senhora das Graças (Edifício Holiday). Abrigados sob um toldo da prefeitura do Recife, dezenas de paroquianos da comunidade formada por moradores do Holiday e do entorno, participaram da Missa celebrada ao ar livre, em uma rua lateral ao do prédio e à capela que se encontram interditados desde março deste ano. O pároco padre Luciano Brito contextualizou que após a interdição da capela, as celebrações Eucarísticas vêm acontecendo a céu aberto. O síndico do Edifício Holiday, Rufino Neto, explicou aos paroquianos como está o andamento das negociações entre a Justiça e os moradores, lembrando de agradecer o apoio recebido da Arquidiocese e da sociedade civil, como os serviços de consultoria jurídica e arquitetônica gratuitos. Conforme relatou o síndico que representa os moradores dos cerca de 400 apartamentos e 30 lojas, faltam ficar concluídos os projetos de reforma e reestruturação com os orçamentos prontos, em cinco áreas. Dom Limacêdo incentivou o síndico e os moradores do Holiday a perseverarem na luta e na unidade pela causa, fazendo com que o grupo mantenha reuniões mensais para buscar soluções, parcerias e fortalecer a resistência.
Como parte da programação, o vigário episcopal do Vicariato Boa Viagem, frei Joaquim Luz, levou dom Limacêdo para conhecer a sede do Vicariato Boa Viagem, reunindo-se brevemente com os integrantes da Comissão Catequética do vicariato. Em seguida, o bispo auxiliar fez uma passagem no encontro Dia Nacional da Juventude (DNJ) do Vicariato Boa Viagem, que estava sendo realizado na matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Jaboatão. Dom Limacêdo falou aos jovens para amarem e apoiarem o Papa Francisco.
À tarde, na matriz de Nossa Senhora de Fátima, dom Limacêdo reuniu-se com os jovens do grupo Kyrios, que atua há 18 anos na paróquia. No final da tarde, em clima de cordial despedida e de gratidão, o prelado presidiu a Santa Missa na solenidade de Cristo Rei, na matriz. Concelebraram a Missa o pároco, o vigário paroquial e o diácono Mivacyr Meira serviu ao altar.
(Pascom AOR)