Uma das metas da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Arquidiocese de Olinda e Recife para 2020, contemplada no novo Plano Arquidiocesano de Pastoral, vai ser fomentar a consciência missionária no coração da Juventude. Este impulso já teve início neste ano, com a realização de duas etapas de formação para a Juventude Missionária (JM) no Vicariato Cabo, que atualmente conta com seis grupos implantados. Para dar continuidade ao processo formativo, no sábado (23/11) deu-se início as etapas de formação no vicariato Vitória.

O encontro foi assessorado pelo articulador da JM arquidiocesana, Alecssandro Vasconcelos, que abordou o tema “Juventude Missionária”. Na ocasião, o articulador apresentou a Obra de Propagação da Fé, seu perfil, sua metodologia e missão da JM,  com uma maior ênfase para a necessidade urgente da Missão Ad Gentes. O encontro aconteceu na paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Bonança,  das 8 às 16h,  com momentos de espiritualidade, palestra, reflexão, estudos em grupos e partilhas. Participaram do evento, jovens de nove paróquias do Vicariato Vitória, sacerdotes, representantes dos Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas) e assessores  da Infância e Adolescência Missionária (IAM). 

De acordo com Alecssandro Vasconcelos, o encontro representa um grande marco para a vida missionária no Vicariato Vitória. “Nesse momento especial em que vivenciamos o Ano Extraordinário Missionário, com o tema ‘Batizados e Enviados’, somos impelidos a olhar e acompanhar com carinho especial a juventude e a missão”. A pretensão do articulador da JM arquidiocesana é organizar ainda mais os jovens em nossas paróquias e expandir os grupos de JM para que os jovens conheçam qual sua identidade e carisma e também como é a sua metodologia.

O Vicariato Vitória abriu esta caminhada para acolher a primeira formação, onde os jovens puderam refletir sobre o carisma da Obra de Propagação da Fé, reforçando a necessidade de criar vínculos de amizade entre si.  

O articulador arquidiocesano salienta que a Juventude Missionária é um estilo de vida, que deseja viver uma espiritualidade samaritana e também o jeito de ser de Jesus de Nazaré. O próximo encontro de formação, será dia 07/12, em Pombos, no distrito de Dois Leões, na capela Nossa Senhora de Fátima, das 7h30 às 15h.

(Com informações de Alecssando Vasconcelos e irmã Josevânia Alves)