Neste fim de semana aconteceu a última Visita Pastoral do ano. A paróquia contemplada pela visita da Arquidiocese de Olinda e Recife foi a de São Sebastião, no município de Moreno, Grande Recife. O Arcebispo Dom Fernando Saburido, o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio da Silva e comitiva arquidiocesana foram acolhidos pela comunidade paroquial e pelo pároco padre Carlos André de Sales no sábado e no domingo.
Criada há quase cinco anos, a paróquia localiza-se no bairro Cohab, em Moreno, e possui 14 comunidades, distribuídas na área urbana e na área rural da cidade. O vigário paroquial do Vicariato Vitória, padre Maurício Diniz, também presente na Visita Pastoral, destacou a contribuição da paróquia São Sebastião com o Dízimo, demonstrando o compromisso e a consciência cristã dos paroquianos de Moreno. O objetivo das visitas é aproximar o pastor de seu rebanho, animando a atividade pastoral nas paróquias por meio do conhecimento das dificuldades e sugestão de soluções.
A programação da Visita Pastoral teve início no sábado, com a acolhida de dom Fernando Saburido na matriz paroquial, seguida da Reunião do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) e Encontro com as Comissões Pastorais. Acompanhado pelo pároco padre Carlos André, o arcebispo foi apresentado à comunidade Nossa Senhora do Carmo, no Alto das Estrelas e visitou a paroquiana enferma senhora Aldenisa Santana, portadora de Esquizofrenia. Dona Denise, como é conhecida, relatou o seu sofrimento a dom Fernando, que rezou e abençoou a doente.
À tarde, o metropolita conheceu a comunidade São João Batista e também visitou a Associação Acolher, coordenada pelo professor José Amaro Cavalcanti, que oferece há quatro anos aulas de música e de dança e desenvolve trabalho de Mediação de Conflitos para cerca de 200 crianças, adolescentes e moradores da região. O grupo assistiu a uma apresentação da banda de música mantida pela associação.
O metropolita conheceu ainda as comunidades Mãe Rainha, Jesus Misericordioso (bairro Alto do Catita) e Nossa Senhora da Conceição (bairro Nossa Senhora da Conceição). No Alto do Catita, dom Fernando visitou e abençoou a paroquiana enferma dona Raimunda, de 71 anos. A fiel recebe assistência da paróquia São Sebastião e padece as consequências do Diabetes e do Glaucoma, pois perdeu a visão e teve os dedos dos pés amputados. À noite, o primeiro dia da Visita Pastoral foi encerrado com a celebração Eucarística presidida pelo arcebispo, na capela Nossa Senhora de Fátima, reunindo os fiéis na Missa do 1° domingo do Advento. Na homilia, dom Fernando refletiu sobre os ensinamentos do Evangelho de João: “A definição mais precisa de Deus é o amor. Cristo vai nos julgar pela maneira que nós praticamos o amor”. O arcebispo salientou que ficou feliz com o trabalho desenvolvido na paróquia que conta com quase cinco anos de criação. O pároco padre Carlos André de Sales resumiu o sentimento que prevalece com a Visita Pastoral arquidiocesana em apenas uma palavra, a gratidão.
No domingo, o bispo auxiliar dom Limacêdo Antonio da Silva esteve à frente da Visita Pastoral e saudou os fiéis na matriz paroquial, seguindo para conhecer a comunidade São José. Dom Limacêdo e comitiva visitaram a capela Nossa Senhora das Dores, onde conheceram o projeto judocas de cristo. A iniciativa conta com o apoio da Cáritas Arquidiocesana e foi contemplada com recursos do Fundo de Solidariedade.
Ainda na comunidade das Dores, o padre Maurício Diniz, que foi pároco em Moreno, interagiu com as crianças da Catequese e apresentou à assembleia três jovens oriundos da comunidade, os seminaristas Wesley, Washington e a irmã Ursulina Jamile. O vigário episcopal lembrou que é importante despertar as vocações religiosas e ouvir ao chamado de Nosso Senhor.
Encarnando a igreja missionária, como pede o Papa Francisco, o bispo auxiliar visitou três comunidades da área rural de moreno: Santo Antônio (no engenho Gurjaú de Baixo), São Francisco (no engenho Cumaru) e São Miguel (no engenho Novo da Conceição). O bispo auxiliar de Olinda e Recife reconheceu a importância de a paróquia investir nas missões e rendeu graças a Deus pela grande contribuição das irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada, na evangelização em todas as comunidades do município.
À noite, a Visita Pastoral foi encerrada com a celebração da Missa campal em frente à matriz, presidida pelo arcebispo dom Fernando, com a participação de fiéis de todas as comunidades que integram o território paroquial.
(Pascom Arquidiocese/ Fotos: Pascom AOR e Pascom São Sebastião/Moreno)