Rubens, João Batista e Veridiano são os neo-sacerdotes da Arquidiocese de Olinda e Recife
Caravana de Vitória de Santo Antão

A catedral metropolitana, no Sítio Histórico de Olinda, ficou pequena para acolher tantos fiéis e membros do clero que vieram participar da solenidade de ordenação presbiteral dos três diáconos transitórios da Arquidiocese, realizada na noite de 17/12/2019. O clima de feliz expectativa predominou entre os diáconos transitórios João Batista Aragão de Oliveira Filho, Rubens Florêncio de Brito e Veridiano Quirino da Silva. Os três jovens receberam o sacramento da ordem do presbiterato pela imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Caravanas das comunidades das paróquias de origem dos ordenandos, como de Vitória de Santo Antão e São Lucas (Ouro Preto) marcaram presença na Sé de Olinda, além de comitivas de sacerdotes e religiosos da Diocese de Sobral (CE), de familiares e amigos.

Dom Limacêdo e dom Fernando Saburido

A escolha do dia 17 de dezembro para a ordenação presbiteral não foi à toa. Nesta data, o Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, completa 36 anos de ordenação sacerdotal. Em sua homilia, o metropolita refletiu que é importante aos neo-sacerdotes permanecerem no amor de Deus. Inspirando-se no Evangelho de São João, dom Fernando convidou todos para se colocarem no lugar dos apóstolos e a ouvirem o que Jesus lhes falar.

O rito da ordenação presbiteral presidido por dom Fernando teve início com a incensação e com a ladainha de Todos os Santos, momento no qual os três eleitos deitam-se e prostram-se no chão, em sinal de total entrega a Deus. Em seguida, o arcebispo impôs suas mãos sobre a cabeça de cada ordenando, gesto que foi repetido por todo o clero.  Após esta etapa, o rito procedeu com a prece de ordenação ou oração consecratória, proferida pelo arcebispo em conjunto com clero presente. Finda a prece, aconteceu a vestição dos eleitos, onde são revestidos com a estola sacerdotal e a casula.  

Unção das mãos de Rubens

A última parte do rito de ordenação presbiteral apresentou a unção das mãos e entrega do pão e do vinho. Cada um dos ordenados teve a palma das mãos  ungidas pelo arcebispo, com o óleo do santo Crisma. Logo após, dom Fernando amarrou as mãos de cada ordenado para, em sequência, serem  desamarradas por aqueles que receberam a primeira bênção sacerdotal, os seus familiares.

A celebração Eucarística prosseguiu, com os fiéis trazendo o pão na patena, e o vinho e a água no cálice. O diácono os recebeu e entregou ao arcebispo, que os entregou aos ordenados, ajoelhados diante dele. Como sinal alegre de acolhimento aos neo-sacerdotes, o arcebispo e o colégio dos presbíteros presentes os abraçaram. Os três ordenados exerceram, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando a Santa Missa com o arcebispo e os membros do clero da Arquidiocese de Olinda e Recife e da diocese de Sobral (CE).   

     

O padre Jurandir Dias Junior leu a ata da ordenação sacerdotal e o arcebispo, ordenados e testemunhas assinaram o documento. Antes da bênção final, o neo-sacerdote Rubens Brito proferiu discurso de agradecimento na assembleia, destacando que os três ordenados vão guardar com gratidão os aprendizados e o convívio fraterno no Seminário Maior. Rubens pediu orações: “Que nós diminuamos e Ele apareça. Não percamos de vista o nosso primeiro amor, o nosso ponto de partida, que é Cristo”, concluiu.

Para a mãe de Veridiano, dona Maria Severina dos Santos, a ordenação do filho único foi particularmente especial, pois se tratou da confirmação de uma vocação religiosa que ela percebia no filho, desde o início de sua infância, aos cinco anos de idade. “Notei que meu filho demonstrava forte interesse pela Missa, brincava de padre e estava sempre atento a tudo da Igreja. Estou bastante feliz em entregar o meu filho à Igreja”, declarou a mãe de Veridiano.  

Conheça os lemas e as datas das Primícias Sacerdotais dos neo-sacerdotes:

Pe. Rubens Brito (18/12, 19h) – “Por ele dais ao mundo todo o bem e toda a graça”. Paróquia São Lucas, Ouro Preto, Olinda.

Pe. Veridiano Quirino da Silva (19/12, 19h) – “Et dabo vobis pastores iuxta cor meun” (“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração”, Jr. 3,15)
Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, Vitória de Santo Antão -PE

Pe. João Batista Aragão (21/12, 19h) – “Necesse est fatigationem meam alios quiescere” (“Que o meu cansaço a outros descanse”).
Paróquia Cristo Ressuscitado, Sobral-CE

(Pascom AOR/ Fotos: irmã Josevânia Alves – coordenadora da Pascom AOR)