Cumprindo o seu papel de Igreja missionária, anunciando o Evangelho àqueles que se encontram privados de liberdade, a Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio da Pastoral Carcerária, vêm promovendo celebrações Eucarísticas do ciclo natalino nas unidades prisionais do Recife e região desde o dia 10/12/2019.

Inserido na programação das celebrações eucarísticas da Pastoral Carcerária nos presídios do Recife e região metropolitana, na manhã de 17/12, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio da Silva, presidiu a Santa Missa na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá. Participaram da celebração os reeducandos, os funcionários da unidade prisional, além dos agentes da Pastoral Carcerária que atuam na região. O padre Valdenor Nascimento, administrador paróquial da paróquia São Miguel Arcanjo, em Abreu e Lima, concelebrou com o bispo. Dom Limacêdo envolveu a todos com suas palavras de sabedoria e fé, acolhendo os irmãos encarcerados.

Na manhã de ontem, 18/12, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido presidiu a Santa Missa no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB), no Curado, Recife. Antes da Missa, o metropolita foi recebido pelo gerente da unidade prisional PJALLB, Sidnei Souza e pelo Secretário Executivo estadual de Ressocialização, Cícero Rodrigues. No encontro, dom Fernando foi informado dos projetos que são ofertados aos reeducandos, visando a qualificação profissional e a reinserção dos detentos na sociedade, como projetos de Leitura, Biblioteca, Marcenaria, Serralharia e Panificação, dentre outros. Atualmente o PJALLB conta com 2.800 presos, sendo uma das três unidades prisionais que formam o complexo do Curado no Recife.

A Celebração Eucarística aconteceu na quadra poliesportiva da unidade e contou com a participação de aproximadamente quatrocentos detentos de diversos pavilhões, de agentes carcerários, de funcionários da unidade prisional, de membros da Pastoral Carcerária e dos integrantes do Terço dos Homens da Arquidiocese. A celebração eucarística foi presidida por dom Fernando e concelebrada pelo vigário episcopal do vicariato Jardim São Paulo, padre Paulo Sérgio Pereira e  pelo padre Joatan Vitorino, da Cáritas arquidiocesana.

Em sua homilia, dom Fernando refletiu que, se houvesse mais investimento em educação e em geração de empregos, a população carcerária reduziria. “Vou rezar por todos vocês na Missa de Natal, para que cada um se sinta motivado a se ressocializar”, concluiu o prelado. Ao final da celebração, o arcebispo junto com o vigário episcopal e o padre Joatan abençoaram cada um dos reeducandos, que formaram fila para receber a bênção.

Cerca de 400 reeducandos do PJALLB participaram da Missa presidida por dom Fernando

A programação das celebrações do ciclo natalino da Pastoral Carcerária seguem até 27/12:

19/12 (14h30) – Presídio Frei Damião de Bozzano, Sancho, Recife. Celebrante:  Dom Limacêdo Antonio da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.

20/12 (9h) – Celebração na Colônia Penal Feminina do Recife (presídio do Bom Pastor). Celebrante: Padre Paulo Sérgio Monteiro, vigário episcopal Vicariato Várzea.

26/12 (9h) – Celebração no Presídio de Igarassu. Celebrante: Dom Fernando Saburido, Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife.

26/12 (9h) – Celebração da Palavra no Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), Complexo do Curado, Recife. Celebrante: Pastoral Carcerária.

26/12 (15h) – Celebração no Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed), Abreu e Lima. Celebrante: Padre José Vila Nova.

27/12 (14h) – Celebração Penitenciária Agro-Industrial São João (PAISJ -antiga PAI/Itamaracá). Celebrante: Padre Manoel Messias

(Pascom Arquidiocese)