Um espaço construído para acolher 425 detentos, mas que abriga 4.053 reeducandos do sistema prisional. Esta dura realidade, por si só, seria motivo para endurecer as rotinas de quem trabalha e convive no Presídio de Igarassu (PIg), na região metropolitana do Recife. Porém, há quatro anos uma nova gestão lançou um olhar mais humanizado e abriu as portas para novas perspectivas de ressocialização no Presídio de Igarassu. Nesta quinta-feira, 26/12/19, o arcebispo dom Fernando Saburido esteve na Unidade para presidir a Missa da Oitava de Natal, promovida pela Pastoral Carcerária e também conheceu o projeto Resgatando Vidas, que oferece aos reeducandos da Unidade mais de quinze opções de cursos profissionalizantes.
Entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a Igreja celebra a Oitava do Natal, ou seja, oito dias em que se vive a exultação da Festa do Nascimento de Jesus. O arcebispo metropolitano explicou que uma das festas que ocorrem dentro da Oitava de Natal é a de Santo Estevão Mártir, lembrado no dia 26 de dezembro. “A história de Santo Estevão nos recorda especialmente o testemunho do amor que perdoa, dado por Estevão, em seu martírio. Nele realizou-se de modo exemplar a figura do mártir imitador de Cristo. Ele contemplou a glória do Ressuscitado; proclamou a sua dignidade”, destacou o arcebispo de Olinda e Recife.
A Missa aconteceu no salão ecumênico da unidade, contando com a participação de aproximadamente 400 reeducandos de vários pavilhões. Dom Fernando Saburido presidiu a Santa Missa e o padre Alessandro Corazza, pároco de Nossa Senhora do Ó, Paulista, concelebrou a solenidade. Em sua homilia, dom Fernando refletiu sobre o novo mandamento de Jesus, apresentado aos apóstolos, na cruz: “Amai ao próximo como a si mesmo”.
O metropolita ensinou que cada irmão, ao abrir espaço para o perdão, permite que Jesus entre em seu coração e faça uma mudança de vida. “Fiquem certos que para todo pecado existe o perdão. Se esforcem para mudar de vida, pois isto agrada a Deus”, concluiu o arcebispo. Após a comunhão, dom Fernando e o padre Alessandro abençoaram individualmente os reeducandos que formaram uma fila.
Antes do encerramento da celebração, o coordenador da Pastoral Carcerária na Arquidiocese, Lenilson Freitas, fez um agradecimento especial ao diretor do presídio, Charles Belarmino. Segundo relatou Lenilson, no último dia 10, faleceu a mãe de dois reeducandos do PIg, senhora Lindaci Ribeiro de Araújo, que também era voluntária na unidade. A Pastoral Carcerária articulou com a família da falecida e com a direção do presídio, para que o corpo de dona Lindaci fosse conduzido ao PIg, onde dois filhos cumprem sentença e pudessem se despedir da genitora. Antes do sepultamento no Cemitério de Santo Amaro, Recife, o corpo de dona Lindaci foi conduzido à colônia penal feminina em Caetés I, Abreu e Lima, para que sua filha, também reeducanda no sistema prisional, pudesse dar o último adeus à mãe.
Após a celebração Eucarística, dom Fernando conheceu as instalações do projeto Resgatando Vidas, coordenado pela agente penitenciária Maria das Graças Alves de Silva, em parceria com a direção do presídio. A iniciativa de ressocialização possibilita aos reeducandos participarem de cursos profissionalizantes de Eletricista, Garçon, Cabeleireiro e Barbeiro, de Corte e Costura, de Bombeiro Civil, de Informática, de Culinária, de Atendimento ao Público, Estética Facial e de Bijuteria, além de aulas de idiomas Inglês e Espanhol, aulas de meditação, de Redação e de Ortografia.
Desde o dia 12/12, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese vem realizando celebrações de Natal nas unidades prisionais que encontram-se localizadas no território da arquidiocese. A programação vai ser encerrada amanhã, 27/12 (14h), com a celebração Eucarística na penitenciária de Itamaracá.
(Pascom AOR)