Desde o dia 22/12, a paróquia de Santa Maria Mãe de Deus, no bairro da Macaxeira, zona norte no Recife, vem festejando a padroeira. No dia 1º de janeiro de 2020, o   Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus no encerramento da 74ª festa. A paróquia é a única da Arquidiocese dedicada a Maria com o título que honra o dogma de sua maternidade divina (Theotokos). Em sintonia com o 18º Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife, a comunidade e o pároco, padre Antônio Diego Santos da Cunha, optaram por associar a Eucaristia ao tema da 74ª festa da padroeira: “Com Maria, a primeira adoradora de seu filho, queremos levar pão para todas as mesas”.

Vale salientar que o título de Santa Maria Mãe de Deus é o primeiro dogma mariano, proclamado no Concílio de Éfeso no ano de 431. No bairro da Macaxeira, essa devoção teve início em 1945 com a construção da igreja, que foi elevada à condição de Igreja Matriz da Paróquia em 1957. A cada dia da festividade, como gesto concreto, os paroquianos doaram alimentos não perecíveis para as obras sociais da igreja que atendem os mais pobres nas comunidades.

No primeiro dia do ano civil, quando a Igreja ainda vive as oitavas de Natal, a comunidade participou da procissão que saiu da matriz de Santa Maria Mãe de Deus às 18 horas, percorrendo as ruas do bairro. Após o retorno à igreja, o arcebispo metropolitano presidiu a celebração Eucarística, concelebrada pelo pároco padre Antônio Diêgo. Centenas de fiéis participaram da Solenidade, rendendo graças à Mãe do Salvador. Ao final da Missa, os paroquianos desfrutaram da programação cultural, com as apresentações musicais do grupo de artes Seja Luz e banda Juninho Félix.

(Pascom AOR/ fotos: Pascom Santa Maria Mãe de Deus, Macaxeira)