Missa de Envio: Seminarista Ítalo, padre Rogério Silva, Carmelita e o seminarista Rodrigo
Missa foi celebrada no Palácio dos Manguinhos

A Arquidiocese de Olinda e Recife dá a sua contribuição para a I Experiência Missionária do Regional NE2 CNBB. Para atender ao pedido da Diocese de Floresta ao Regional NE2, a Arquidiocese de Olinda e Recife envia dois seminaristas do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça (Seminário Maior) para dezoito dias de missão no território daquela Igreja Particular. Aproveitando o mês de férias escolares, no período de 09 a 26/01/2020, os seminaristas Ítalo Maciel de Lima, de 28 anos e Rodrigo da Silva Tiburcio, de 27 anos, participarão do projeto de Cooperação Missionária do Regional Nordeste 2 CNBB na Diocese de Floresta. Na manhã de ontem, 08/01, foi celebrada na capela do Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria Metropolitana de Olinda e Recife, uma Missa de Envio dos dois seminaristas. A celebração Eucarística foi presidida pelo padre Rogério Silva, presidente da Comissão Arquidiocesana para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Membros do Comidi (Conselho Missionário Arquidiocesano) e colaboradores da Arquidiocese também participaram da Missa de Envio. Os dois seminaristas vão se juntar a um grupo de 100 missionários (seminaristas, religiosos e leigos) oriundos das dioceses do Regional Nordeste 2 CNBB, da Região Sul e do Maranhão, que participarão da I Experiência Missionária. Vale salientar que a iniciativa da Comissão Regional Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do NE2 CNBB é inédita. O padre Rogério Silva conta que em 2019 o convite foi feito aos seminaristas e Ítalo e Rodrigo se prontificaram a abraçar a missão espontaneamente em 2020.

Missa de Envio contou com a presença e animação do Comidi
Catedral de Floresta

A Diocese de Floresta encontra-se situada no Sertão do Submédio São Francisco e do Moxotó. As paróquias que receberão os seminaristas missionários da Arquidiocese de Olinda e Recife ficam localizadas nos seguintes municípios: Carnaubeira da Penha, Belém (comunidades das ilhas) e Petrolândia (agrovilas). O coordenador de Pastoral da Diocese de Floresta, padre Gerson Bastos, destaca que apesar de a região ter as suas dificuldades, também possui características bonitas e um povo acolhedor. O padre Gerson deseja que a experiência de missão possa ajudar tanto as comunidades diocesanas como aqueles que chegarem a experimentar a graça de Deus que acompanha a vida de quem se dispõe a ser mensageiro da Boa Nova da Paz.

Agrovila em Petrolândia

O encontro de espiritualidade será conduzido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís (MA), dom Esmeraldo Barreto de Farias, e a capacitação será ministrada pelo padre Gerson Bastos e pelo coordenador da Comissão Regional Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, padre Edvaldo Brito.

Para o seminarista Ítalo Maciel, que cursa o 2º de Teologia e está há cinco anos no Seminário Maior da Arquidiocese de Olinda e Recife, a experiência missionária vai ser um presente gratuito de Deus e também vai ajudá-lo em sua formação. “Toda saída é um aprendizado”, acrescenta Ítalo. Natural do Rio de Janeiro, o seminarista atua há 2 anos na Pastoral do Povo de Rua.

Confira a programação da I Experiência Missionária na Diocese de Floresta:

09 de janeiro de 2020: Chegada no Centro de Pastoral em Floresta.
10 e 11 de janeiro de 2020: Momento de formação e apresentação da realidade social e pastoral da Diocese e Retiro.
12 de janeiro de 2020: Missa e envio para as Paróquias, às 7h, no Centro de Formação, em Floresta.

12 de janeiro de 2020: A partir das 9h, cada paróquia que receberá os missionários vem buscá-los no Centro de Formação. Chegando na paróquia, pode haver um momento de apresentação da realidade e divisão dos missionários para as comunidades que os receberão.

De 12 a 25 de janeiro de 2020: Missão nas Comunidades. Cada comunidade encerra a sua programação na noite de 25/01, de forma que os missionários estejam em Floresta no dia 26, pela manhã. Cada paróquia deixa os missionários no Centro de Formação em Floresta.

26 de janeiro de 2020 (no Centro de Formação em Floresta): Retorno dos missionários, momento de escuta e partilha do que viram e ouviram. Às 19h30,   Missa de Encerramento da Experiência Missionária na catedral diocesana de Floresta.

(Pascom AOR e site NE2 CNBB/ Fotos: Ir. Josevânia Alves)