O dia de Santo Amaro, comemorado em 15 de janeiro, marcou o encerramento da 422ª festa do padroeiro da paróquia de mesmo nome, em Jaboatão dos Guararapes. Ao longo de dez dias, de 05 a 15/01/2020, a programação envolveu as comunidades paroquiais nas celebrações Eucarísticas e procissões. O pároco padre Damião Silva e comunidade paroquial acolheram celebrantes, romeiros e fiéis de Jaboatão e de cidades vizinhas. Este ano o tema adotado pela edição n° 422 da festa fez alusão do XVII Congresso Eucarístico Nacional: “Santo Amaro nos ensina a buscar na Eucaristia o pão de cada dia”.
O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido presidiu a solene procissão de encerramento pelas ruas do centro de Jaboatão, acompanhado de milhares de devotos de Santo Amaro. Por volta das 20h teve início a celebração Eucarística campal, em frente à matriz de Santo Amaro e também presidida pelo Metropolita de Olinda e Recife e concelebrada pelo padre Damião Silva e clero convidado.
Em sua homilia, o arcebispo refletiu que Santo Amaro foi o primeiro discípulo de São Bento e desde muito jovem entrou para a Vida Religiosa, destacando-se pela obediência, humildade e simplicidade. Dom Fernando evidenciou ainda a importância de todas as paróquias se envolverem e engajarem os leigos na organização do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser sediado na Arquidiocese no período de 12 a 15/11/2020.
Antes da bênção final, o padre Damião Silva agradeceu o empenho dos voluntários envolvidos na organização da festa, cerca de 300 a 400 pessoas por dia. O pároco contou que já estão sendo organizados os preparativos para a festa de 2021 e os esforços agora são para construir a capela na comunidade de Nossa Senhora de Fátima. Informações da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes estimam que a festa reuniu em torno de 60 mil pessoas. Após a Santa Missa, o DJ católico Rony Moura subiu no palco principal e realizou apresentação musical junto ao padre Damião Silva, envolvendo a juventude em momentos de animação, louvor e oração.
Dentre os fiéis participantes da procissão estava a adolescente Emele Vitória de Sena, paroquiana de Santo Amaro e integrante do EJC. A jovem informou que é devota de Santo Amaro e confiou ao padroeiro de Jaboatão os seus estudos e a vida profissional. “Gosto de Santo Amaro porque ele consegue por meios ordinários fazer coisas extraordinárias. Espelhando-me no exemplo dele, estudei e consegui ser aprovada na Escola Técnica e agora aguardo o resultado do Enem”, relatou confiante a estudante. No interior da matriz, a paroquiana ministra da Comunhão Rinalda segurava seu netinho Artur, de dois meses de idade. Emocionada, a avó conta que desde o nascimento o bebê foi consagrado a Santo Amaro, pois enfrenta problemas de saúde e necessita ser submetido com frequência a procedimentos médicos. Santo Amaro é conhecido por interceder a Deus pelos enfermos.
(Pascom AOR)