Dom Fernando Saburido presidiu a Missa em sua terra natal, Juçaral
Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Juçaral

Um momento de render graças por três décadas de espiritualidade e carisma mariano. Assim pode ser definida a celebração Eucarística de abertura das comemorações dos 30 anos da Comunidade Católica Obra de Maria. O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Juçaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, foi o templo escolhido para sediar a Missa que foi presidida ontem, 16/01/2020, pelo Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Concelebraram com dom Fernando o arcebispo de Belém do Pará, dom Alberto Taveira e o reitor do Santuário de Juçaral, padre José Júnior, além de bispos, arcebispos e padres do Brasil e do exterior. A celebração foi rezada em três idiomas: Português, Francês e Inglês.

Em sua homilia, dom Fernando refletiu sobre os ensinamentos da intercessão de Nossa Senhora nas Bodas de Caná. O arcebispo lembrou que é importante mostrar que todos têm um papel e podem servir à Igreja, assim como a Obra de Maria desenvolve o seu serviço de evangelização e inclui seus membros em ações missionárias no Brasil e no exterior.  “Se vivermos plenamente o Evangelho e fizermos a vontade do Pai, devemos colocar água nas talhas. Que possamos ter a Graça de continuar esta obra que não é nossa, é de Deus”, concluiu o metropolita de Olinda e Recife.

O ofertório da celebração Eucarística ganhou um colorido especial com a participação de missionários africanos da Obra de Maria. Membros da comunidade participaram da santa Missa, assim como familiares de dom Fernando Saburido, autoridades municipais do Cabo de Santo Agostinho e região.

Antes do término da Missa, o padre José Júnior, reitor do Santuário de Juçaral, exprimiu sua gratidão à Obra de Maria e especialmente ao arcebispo dom Fernando Saburido, pela confiança depositada nele. Há cinco anos o padre José atua como pároco na paróquia São José, em Juçaral e foi o primeiro sacerdote a ser ordenado na comunidade Obra de Maria. Vale esclarecer que os padres ordenados e acompanhados pelo Arcebispo da Arquidiocese de Belém (PA) estão incardinados naquela Igreja Particular. Padre José Junior falou que rever o arcebispo que o ordenou, dom Alberto Taveira, representa uma grande alegria, especialmente nos 30 anos da Obra de Maria.   

Bispos do Brasil e do exterior concelebraram

Os 30 anos da Obra de Maria serão celebrados com uma grande festa nos dias 17,18 e 19 de janeiro de 2020, na Arena de Pernambuco, a partir das 13h. A programação para esta sexta-feira 17/01, inclui uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Kevin Farrel, às 18h, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O arcebispo de Olinda e Recife vai concelebrar junto com o cardeal Farrel.

(Pascom AOR)