A Comissão Arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (Cmovic) e a Arquidiocese de Olinda e Recife convidam todos a participarem do 24° Dia Mundial da Vida Consagrada, que acontece na Sé de Olinda, dia 02/02/2020 (9h). O Arcebispo da Arquidiocese, Dom Fernando Saburido vai presidir a celebração Eucarística. Neste ano, o tema adotado pelo Cmovic é “Vida Consagrada e a Eucaristia: pão partido para o mundo”, em alusão à realização do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que será sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em novembro próximo.
A presidente da Comissão Arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (Cmovic), irmã Ivonete Kuerten, FSP, explica que o
Dia Mundial da Vida Consagrada foi instituído pelo Papa São João Paulo II, com o objetivo de celebrar a Vida Consagrada no mundo. “O Papa São João Paulo II sempre dizia que a Vida Consagrada profetiza os valores do Reino de Deus no mundo, na sociedade. Neste ano, o Papa Francisco pede às comunidades um empenho grande para celebrar esta data”. A religiosa da congregação das Filhas de São Paulo (Paulinas) que é importante fazer do dia 02 de fevereiro um momento de orações pelas vocações, afim de que Deus envie mais operários para os vários carismas da Igreja e para as missões. A irmã Ivonete reforça o convite a todas as comunidades religiosas que estão no território da Arquidiocese de Olinda e Recife, para que participem da celebração Eucarística em Ação de Graças pela Vida Consagrada.
A Comissão busca promover, despertar, cultivar, animar e acompanhar as vocações e os ministérios ordenados, oferecendo aos batizados condições para a vivência de sua vocação. Estão ligados a Cmovic a Pastoral Vocacional, as congregações religiosas, o Seminário Propedêutico, o Seminário Maior e a Escola Diaconal e Pastoral Presbiteral.
De acordo com o padre Alessandro Corazza, vigário episcopal do Vicariato para a Vida Religiosa e Consagrada da Arquidiocese de Olinda e Recife, a contribuição dos religiosos é importante no andamento de diversos trabalhos pastorais e de evangelização desta Igreja Particular. O vigário episcopal do vicariato pessoal informa números aproximados do ano de 2019, sobre a atuação dos religiosos e religiosas na Arquidiocese de Olinda e Recife.
Congregações e institutos masculinos: 12 em 40 casas, com cerca de 140 padres e 60 religiosos e formandos.
Congregações femininas: 40 em 50 casas, com cerca de 700 religiosas.
Atuação ligadas aos carismas das diversas comunidades:
- Colégios
- Faculdades e universidades.
- Presença em hospitais e na área de saúde, com assistência também aos familiares do interior do Estado.
- Projetos sociais em comunidades carentes.
- Educação com portadores de necessidades especiais.
- Pastoral Carcerária
- Pastoral de Rua
- Pastoral Litúrgica e Catequética.
- Pastoral da Comunicação.
- Pastoral da juventude e movimentos com jovens.
- Pastoral da Pessoa Idosa e Abrigos.
- Apoio a Pastoral paroquial.
(Pascom AOR)