Uma agenda repleta de compromissos promete motivar os vocacionados e consagrados da Arquidiocese de Olinda e Recife em março e abril. A programação cuidadosamente pensada pela Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Arquidiocese de Olinda e Recife (Cmovic) dá ênfase à formação e ao trabalho de animação vocacional nas paróquias, nas comunidades e nas congregações, explica a presidente da Comissão, irmã Ivonete Kurten, FSP. “Pretendemos promover o intercâmbio de experiências, saber como as paróquias, comunidades e congregações vêm fazendo a animação vocacional e alinhar como será a formação vocacional dos rapazes e moças no território da Arquidiocese. Todo o esforço busca colocar em prática o que preconiza o Plano de Pastoral Vocacional de 2020”, complementa a religiosa Paulina.
Os compromissos dos membros da Cmovic para março iniciam em 05/03 (9h), no auditório da Livraria Paulinas Recife, com uma reunião. Devem participar da reunião da Comovic os responsáveis pelo Serviço de animação vocacional na Arquidiocese, pela formação inicial nos seminários (Seminários Propedêutico e Seminário Maior), pela formação inicial para diáconos permanentes na Escola Diaconal da Arquidiocese, pela pastoral presbiteral (formação permanente), além da comissão arquidiocesana de diáconos permanentes, com a presença do Vigário Episcopal para o Vicariato Pessoal da Vida Consagrada, padre Alessandro Corrazza. O objetivo desta reunião é verificar como vem sendo realizado o trabalho de animação vocacional dos agentes consagrados e ordenados, alinhar como será a formação de rapazes e moças vocacionados no território da Arquidiocese.
Em 15/03 (9h) acontece a abertura Ano Formativo na Sé de Olinda, com celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife. O objetivo desta Missa é dar visibilidade à sociedade, às comunidades e às paróquias para os jovens que optam por seguir a Jesus Cristo na vida consagrada e também na vida presbiteral. “Existem moças e rapazes abandonando tudo, a família, o conforto, para iniciar uma caminhada vocacional. É preciso valorizar aqueles que ouvem o chamado de Deus”, destaca a irmã Ivonete. São convidados os familiares dos vocacionados, jovens das congregações religiosas, seminaristas da Arquidiocese, dioceses do Regional CNBB NE2 e as congregações religiosas. A abertura do ano formativo traz como tema: “Deixa a tua terra para a terra que eu te mostrar”.
Nos dias 10 e 11/03 (das 9 às 17h), a Cmovic junto com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Recife) promove a 1ª etapa da Escola Vocacional, no auditório da livraria Paulinas Recife, com 70 vagas. Voltada para integrantes da pastoral vocacional de paróquias, de comunidades e de congregações, a formação é gratuita e vai abordar dois temas e contar com dois assessores: Cultura Vocacional (ministrada pelo padre Edicarlos Alves, OMI, pároco da paróquia Cristo Redentor, no Jordão, Recife) e Equipe Vocacional Paroquial e Mediadores do chamado (Ir. Ivonete Kurten, FSP, Coordenadora do Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese).
No início de abril, em 03/04 (das 9 às 12h), será realizada a Acolhida dos religiosos e padres recém-chegados na Arquidiocese. O objetivo do encontro é acolher, aproximar e inserir os religiosos na dinâmica religiosa da Arquidiocese de Olinda e Recife, contribuindo para o processo de evangelização. Na oportunidade, os religiosos e padres recém-chegados poderão conhecer o Plano de Pastoral Vocacional de 2020. A acolhida vai ser realizada no Auditório da Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, Recife.
Informações e maiores esclarecimentos sobre a caminhada vocacional e a programação acima podem ser obtidos com a irmã Ivonete Kurten, nos seguintes contatos: (81)3224-6644/ 98138-5534 e ivonete.kurten@paulinas.com.br
(Pascom AOR)