2° dia de retiro em Camocim de São Félix

A prática do Retiro católico é um afastamento temporário das atividades rotineiras para conversar com Deus e refletir sobre sua própria vida. Trata-se de uma prática tradicional na história do Cristianismo, vivamente recomendada pela Igreja Católica. Geralmente, os retiros são organizados em sítios e regiões afastadas das cidades, justamente para facilitar a reflexão e o silêncio. A perfeição da natureza tem um importante papel para a descoberta da beleza de Deus e da vida. Os evangelhos relatam que antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, Jesus se retirava para uma região montanhosa ou desértica, onde passava longos tempos de silêncio e de oração. Imitando o exemplo de Jesus, cristãos de todos os tempos se beneficiam deste exercício espiritual para fazer as escolhas certas rumo à felicidade pessoal e do próximo. O retiro conduz os participantes a fazerem a experiência particular do Amor e da Misericórdia paternal de Deus. Perante esta descoberta espiritual, a vida diária ganha um novo peso e uma nova dimensão, dados pela luz da fé, que ajuda a enxergar a mão amorosa de Deus por trás de cada acontecimento.

Dom Fernando saudou os participantes do Retiro
Dom Beto Breis e Clero

Inspirados por este propósito, o Arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido e o clero arquidiocesano estão reunidos para os exercícios espirituais na Quaresma no convento carmelita de Nossa Senhora Peregrina, de 09 a 12 de março. No Agreste pernambucano, a cidade de Camocim de São Félix é o cenário que acolhe esta semana a 1ª turma do retiro anual do clero da Arquidiocese de Olinda e Recife. Conduzido por Dom Carlos Alberto Breis, conhecido como “dom Beto”, bispo da Diocese de Juzeiro (BA), o retiro aborda a Eucaristia, trazendo a cada dia reflexões específicas sobre o Santíssimo Sacramento.  

A programação do retiro do clero inclui momentos de meditação da Palavra, celebrações eucarísticas, Exposição do Santíssimo Sacramento, confissão e adoração pessoal. O papa Francisco aconselha aos presbíteros para que, na oração, habituem-se a adorar em silêncio. Incentivador desta ideia, o arcebispo metropolitano convidou o clero arquidiocesano para aproveitar a oportunidade do retiro anual para estar a sós com o Senhor, reforçando a certeza da proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria. Dom Fernando Saburido lembra que é importante para o clero participar de momentos de recolhimento e oração, ao menos uma vez ao ano, conforme preconiza o Vaticano.



Neste ano, em preparação ao Congresso Eucarístico Nacional, a ser sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife de 12 a 15/11, os temas para as meditações do Retiro do clero são os seguintes:

1° dia (segunda-feira, à tarde): tema 01 – Fé e ex-periência de Deus; “Eucaristia, resumo e súmula da nossa fé”;

2° dia (terça-feira, manhã e tarde): tema 02 – “O olhar da fé em tempos de travessia”, “Os seus olhos se abriram e eles o re-conheceram”;  tema 03 – Con-figurados a Cristo. Fórmula da consagração como formula de vida (São João Paulo II);

3° dia (quarta-feira, manhã e tarde): tema 04 – Celebrar a Eucaristia e fazer da vida uma Eucaristia. Sacerdócio existencial e sacerdócio ministerial; tema 05 – “Pão em todas as mesas” – Eucaristia, misericórdia e com-paixão;

4° dia (quinta-feira, manhã e tarde): tema 06 – Seguimento e discipulado perpétuo: formação permanente. A Eucaristia nos educa e nos con-forma a Cristo.  

Nas próximas semanas de março, o retiro será oferecido no mesmo convento localizado no território da diocese de Caruaru, para dois outros grupos, com a participação do bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio da Silva, de padres e diáconos da Arquidiocese de Olinda e Recife.

2° grupo – de 16 a 19/03/2020 (dom Limacêdo Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e presbíteros)

3° grupo – de 23 a 26/03/2020 (diáconos da Arquidiocese)



(Pascom AOR)