Uma campanha de arrecadação de alimentos está movimentando, neste mês de março, a Associação dos Arautos do Evangelho no Brasil inteiro. Promovida pelo Fundo de Ajuda Misericórdia, que beneficia entidades de interesse social sem finalidades econômicas e instituições religiosas em geral, a campanha vai destinar parte do que for arrecadado para a Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, em Jaboatão dos Guararapes, obra social da Arquidiocese de Olinda e Recife que recupera homens da dependência química. Famílias carentes da região metropolitana do Recife também serão beneficiadas com os alimentos arrecadados.
O Fundo Misericórdia é uma obra de católicos brasileiros a serviço da nação. Ela sustenta iniciativas de caridade de bispos, párocos, leigos e comunidades que mantém obras e projetos fundamentados no amor ao próximo, ajudando a resolver ou minimizar graves e urgentes problemas sociais que ofendem a dignidade humana. “Ficamos felizes com a ajuda dos Arautos do Evangelho à Fazenda da Esperança”, disse o monsenhor Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife. “O olhar dos Arautos para este importante trabalho social somente reforça que a Igreja Católica, com seus Institutos, Associações, Grupos e Congregações, é a maior instituição caritativa do mundo, mantendo a unidade na fé e nas ações, para o bem do próximo e para a glória de Deus”, completou.
Desde o início de 2005, mais de 630 instituições foram beneficiadas pelo Fundo Misericórdia. A caridade voluntária e desinteressada de pessoas consagradas a Deus leva ajuda concreta aos mais necessitados, vivendo o conceito de que o saciar a fome, o confortar os enfermos e o defender os perseguidos devem ser feitos com fé, simplicidade, carinho e na paz.
Ir. Eduardo, religioso dos Arautos do Evangelho, lembra que o propósito da campanha é atender aos mais vulneráveis da sociedade. O religioso cita São Pio X: “Existem muitas pessoas tristes no mundo porque são pouco amadas”. O Papa Francisco resgata esta boa nova no seu zelo apostólico pelos pobres, reforça em suas homilias a importância de auxiliar aos mais necessitados, vendo o cristo chagado e sofredor nos sofrimentos destes nossos irmãos. É por isto que os Arautos propõem levar por todo o Brasil esta campanha.
Nos quinze anos transcorridos desde o início do Fundo Misericórdia, as manifestações de generosidade de inúmeros benfeitores foram marcantes. O dono de uma loja de instrumentos musicais na cidade de Presidente Prudente (SP) doou os instrumentos solicitados para a catequese no Amazonas. Uma senhora da capital paulista ofereceu espontaneamente sua valiosa colaboração: a confecção de roupas infantis em crochê para crianças carentes. A aldeia indígena do Bugigão, dos índios Pataxós, no Monte Pascoal (BA), recebeu ajuda para construção de uma capela. Por todo o Brasil, mais de trezentas obras já receberam ajuda.
O símbolo do Fundo de Ajuda Misericórdia, dos Arautos do Evangelho, é um pelicano. Segundo uma multissecular tradição, essa ave é uma boa figura de Jesus, porque quando seus filhotes ficam sem alimento, ela lhes dá de comer da própria carne.
Quem são os Arautos?
Arautos do Evangelho é uma Associação Internacional de Direito Pontifício da Igreja Católica, fundada pelo Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias. Formada em sua grande maioria por jovens, são eles “o braço do Papa”, segundo a expressão do Cardeal Jorge Maria Mejía. Atuantes em 73 países das três Américas, Europa, Ásia e África, dedicam-se à Nova Evangelização no mundo moderno. Em Recife, os Arautos do Evangelho têm como Superior da Comunidade o padre Roberto Takeshi e estão localizados na Estrada Real do Poço, 191, no bairro do Poço da Panela. Para maiores informações, ligue (81) 3268-8018/ 3554-7229
(Pascom AOR)