O aniversário de 100 anos foi no dia 25 de fevereiro. As comemorações, em maio. De acordo com o pároco, padre Augusto César Figuerôa, por conta do período pascal, as celebrações foram adiadas para o mês de maio, tempo de especial devoção à Mãe de Jesus. O dia 15 de maio foi o ponto alto da festa. A missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e cantada pelo coral Vozes de Maria finalizou as celebrações pelo centenário da paróquia Nossa Senhora de Belém, na Encruzilhada, Zona Norte do Recife.
Durante a semana que antecedeu o evento houve celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e conferências com o tema eucaristia. A Câmara Municipal do Recife também renderá homenagens à paróquia através de reunião solene no Plenário da Câmara, nesta quinta-feira, 16, às 17h30.
A Paróquia Nossa Senhora de Belém arrecadou, durante as festividades, alimentos não perecíveis, água mineral e material de higiene e limpeza para ajudar os desabrigados da chuva atendidos pela campanha S.O.S. Pernambuco, criada pela arquidiocese. Além disso, a Igreja mantém um consultório médico, que atende gratuitamente moradores da comunidade Ilha de Joaneiro, no bairro de Campo Grande. Outra ação de destaque é o trabalho da Pastoral da Criança realizado no templo.
História – A Paróquia da Nossa Senhora de Belém foi criada em 25 de fevereiro de 1911, por decreto do arcebispo de Olinda e Recife, na época, Dom Luiz Raimundo da Silva Brito. No local, funcionava apenas uma capela dedicada à santa, datada de 1769. A capela, que não existe mais, ficava onde existe a residência paroquial.
Da Assessoria de Comunicação AOR