Não poderia ter sido em outra data. Nesta quinta-feira, 1o. de outubro, dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, dom Fernando criou a primeira paróquia da Arquidiocese de Olinda e Recife dedicada à santa. Instalada no distrito de Frexeiras, município de Escada, a cerca de 70 quilômetros da capital pernambucana, a nova paróquia é a 44a. criada durante o arcebispado de dom Fernando, totalizando 144 paróquias no território arquidiocesano. Nascida do desmembramento da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, sediada em Escada, esta é a primeira paróquia instalada em Frexeiras, motivo de festa para o povo do lugar.

“Ter uma paróquia dedicada a Santa Teresinha é algo muito especial. Ela nos ensina a viver aquilo que é mais fundamental na vida do cristão: o amor. Isso é algo muito belo, sublime, e deve ser imitado por todos nós. Ela que prometeu chuva de rosas, intercedendo a Deus no céu por nós, há de concederer graças especiais sobre esta paróquia que a tem como padroeira”, disse dom Fernando na homilia.

O arcebispo lembrou ainda que Jesus apresentou ao povo o valor da vida em comunidade, chamando os doze para acompanhá-lo. “Assim o padre, aqui na paróquia, deve se associar a pessoas, formar conselhos para ajudar nos vários trabalhos da paróquia, nas pastorais de maneira especial. É preciso que o pároco procure levar em conta a necessidade de formar bem o povo de Deus, pois só poderemos ter uma comunidade participativa e perseverante se o povo estiver bem formado na fé, motivado a ser Igreja e a viver o compromisso eclesial”, explicou.

A igreja ficou pequena para a celebração. O povo acompanhou as imagens da celebração de ereção canônica da paróquia em um telão instalado na praça. Das cadeiras dispostas do lado de fora, os fiéis puderam ver os detalhes dos ritos de dedicação do altar e de posse do novo pároco, o padre Veridiano Quirino. “Minha imensa gratidão a dom Fernando pela confiança em mim depositada; obrigado também aos meus irmãos padres que vieram partilhar minha emoção; e também ao padre João Bosco Costa Lima, reitor do Seminário Maior, que não pode estar presente, por todo apoio e direcionamento em minha vocação”.

Emocionado, padre Veridiano pediu orações aos paroquianos para que possa bem conduzir a paróquia segundo os desígnios de Deus. “Hoje posso afirmar que essa é a comunidade que durante os oito anos no seminário eu sonhava, rezava a Deus, pedia no silêncio do meu coração, mesmo sem saber que era aqui”, afirmou.

Durante a celebração foram cumpridos os protocolos de leitura dos decretos de ereção canônica da paróquia e de posse do pároco, além da leitura da ata que foi assinada pelo arcebispo, pelo novo pároco e por testemunhas.

Pascom AOR