Nesta segunda-feira (12/04), faleceu dom Jaime Mota de Farias, bispo emérito de Alagoinhas, na Bahia. A notícia foi divulgada na 58ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece desde ontem no formato online, com participação de mais de 300 bispos, padres e assessores.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, falou sobre o saudoso dom Jaime que, quando era bispo auxiliar da diocese de Nazaré, o ordenou diácono, em 1985, e também sacerdote, em 1986.

“Foi um bom e dedicado servo de Deus, que deu grande impulso à pastoral vocacional e às pastorais sociais. Quanta coisa boa fez em 63 anos de ministério presbiteral, sendo 38 dedicados ao episcopado!”, comentou dom Limacêdo. “Sou muito grato a dom Jaime por ter me ordenado diácono e padre, por sua bondade em permitir que eu vivesse minha vocação, iniciasse meu ministério, que é minha vida”!

Dom Jaime presidiu as ordenações diaconal e presbiteral de Dom Limacêdo (em 1985 e 1986) e concelebrou o Jubileu de Prata de ordenação presbiteral de Dom Limacêdo em 2011

Pernambucano de São Bento do Una, dom Jaime Mota de Farias nasceu em 12 de novembro de 1925. Em julho de 1982, foi nomeado bispo auxiliar da Diocese de Nazaré (PE), permanecendo até 1986, quando foi nomeado bispo diocesano de Alagoinhas (BA). Exerceu seu episcopado em Alagoinhas por 14 anos (até 2002), quando renunciou, aos 76 anos de idade. Morava ainda em Alagoinhas quando faleceu, esta semana, aos 95 anos de idade.

O corpo de dom Jaime está sendo velado na catedral Santo Antônio, em Alagoinhas.

Nota de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Jaime Mota de Farias

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de Dom Jaime Mota de Farias, bispo emérito da diocese de Alagoinhas (BA), na noite desta segunda-feira, 12 de abril.

Reunidos na 58ª Assembleia Geral da CNBB, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e ao povo de Deus presente na diocese de Alagoinhas.

Em preces pela alma de Dom Jaime, damos graças a Deus pelos seus 40 anos de dedicação, como segundo bispo, à Igreja particular da diocese de Alagoinhas.

Diante do testemunho dedicado de Dom Jaime, reiteramos, nesta segunda semana da Páscoa, a certeza de que a vida sempre vence a morte. Como nos aponta a liturgia que celebramos hoje na missa de abertura de nossa assembleia, reafirmamos a certeza de que, mesmo diante da morte, somos sempre convidados a nascer de novo – como nos apresenta o Evangelho de João 3, 1-8.

Em Cristo,

Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte, MG
Presidente

Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente

Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima, RR
2º Vice-Presidente

Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral