O Papa Francisco havia abençoado a Cruz da Missão – símbolo do evento que agora peregrina na Hungria – em 20 de novembro de 2017, no início da visita “ad limina apostolorum” dos bispos húngaros a Roma, desejando que ela se tornasse o símbolo de uma verdadeira renovação do povo húngaro, começando pelos valores do Evangelho e da Eucaristia.
Vatican News
Seguem em ritmo acelerado os preparativos para o próximo Congresso Eucarístico Internacional (NEK), agendado para Budapeste, Hungria, de 5 a 12 de setembro. O evento, aliás, adiado de 2020 para 2021 devido à pandemia Covid-19, foi confirmado na presença do Comitê organizador, durante uma coletiva de imprensa realizada no dia 13 de maio.
O Papa Francisco é esperado no Congresso, quando presidirá a Missa conclusiva, marcada para 12 de setembro na Praça dos Heróis. Esta – disseram os organizadores – é uma participação particularmente significativa, pois “a última vez que um Papa esteve presente em um Congresso Eucarístico foi há 21 anos”, quando João Paulo II participou do evento em Roma, realizado em junho de 2000. No entanto, nessas ocasiões normalmente os Pontífices enviam um legado seu, e um vídeo de saudação aos peregrinos.
Neste sentido, os preparativos para o Congresso Eucarístico são intensos, “cheios de esperança”, afirmaram os organizadores, também graças à diminuição das infecções por coronvírus na região e ao aumento do número de vacinados.
O Congresso de Budapeste será aberto em 5 de setembro com uma Missa solene na Praça dos Heróis, acompanhada por um coral de mil vozes. Já de 6 a 10 de setembro, o local principal dos eventos será o Hungexpo in Pest, onde, além das celebrações eucarísticas, poderão ser ouvidos testemunhos e relatos.
É esperada a participação de bispos dos cinco continentes, incluindo o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta; o cardeal Andrew Yeom Soo-jung, arcebispo de Seul, Coréia do Sul; o patriarca caldeu da Babilônia, Iraque, cardeal Louis Raphael Sako e o arcebispo Piero Marini, presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais. O programa do Congresso também inclui inúmeras catequeses, várias exposições e outros eventos culturais, bem como um encontro para os jovens.
Em 11 de setembro, então, na Praça Kossuth, o arcebispo de Esztergom-Budapeste, cardeal Péter Erd?, celebrará a Santa Missa seguida de uma procissão luminosa até a Praça dos Heróis, onde a Missa do Papa Francisco terá lugar no dia seguinte, animada por orquestra e coro num total de mais de 2 mil pessoas. Também será possível acompanhar todos os eventos em língua de sinais.
Vatican News Service – IP
Fonte: Vatican News