O Conselho Episcopal Regional da CNBB Nordeste 2 (Conser) realiza a primeira reunião do ano, nesta terça (8) e quarta (9). Excepcionalmente, o encontro dos bispos e administradores diocesanos que acontece na sede da entidade, no Recife, será no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).

“Levando em consideração o aumento vertiginoso dos casos de Covid-19, apesar do avanço da vacinação, a Presidência achou por bem realizar o primeiro Conser de 2022 no Convento Ipuarana, graças a sua estrutura mais ampla”, explica o bispo de Garanhuns e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

Atualmente, o Conser é formado por quatro arcebispos, 17 bispos, 13 bispos eméritos e um administrador diocesano. Durante os encontros, realizados de maneira ordinária três vezes por ano, os líderes religiosos discutem os rumos da Igreja na região formada pelas quatro províncias eclesiásticas: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

Além de fomentar a troca entre as igrejas particulares, o Conser tem como objetivo aplicar as diretrizes advindas da Santa Sé, em Roma, e da CNBB Nacional, em Brasília. O grupo de bispos ainda é responsável por coordenar as atividades regionais e debater os assuntos de interesse social, posicionando-se e atuando junto ao poder público quando necessário.

Programação

O primeiro encontro do Conser de 2022 começará com a Oração da Liturgia das Horas, às 15h. Em seguida, os membros do conselho darão as boas-vindas ao novo bispo da Diocese de Penedo (AL), dom Valdemir Ferreira, e ao administrador diocesano de Salgueiro (PE), padre José Gilson da Costa.

Os bispos vão discutir entre outras pautas a Visita ad Limina Apostolorum, nome dado ao encontro que os epíscopos têm a cada cinco anos com o Papa Francisco e cardeais membros dos dicastérios – os departamentos que compõem a Cúria Romana. Essa agenda na Itália está marcada para acontecer de 10 a 21 de maio.

O Conser também escolherá o bispo que vai ocupar a segunda vaga do Regional Nordeste 2 no Conselho Permanente da CNBB. O órgão deliberativo é responsável por orientar e acompanhar a atuação da conferência e seus organismos, a exemplo da Cáritas Brasileira e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em todo o Brasil.

O Congresso Eucarístico Nacional, que terá sua 18ª edição realizada na Arquidiocese de Olinda e Recife, será outro tema de debate entre os bispos. Já no período da noite, os religiosos se reunirão por província eclesiástica para tratar de assuntos comuns a cada estado.

Na quarta-feira (9), a pauta será retomada para as últimas deliberações e o Conser será encerrado com um almoço.

Conselho Episcopal e coordenadores diocesanos

Finalizado o Conser, a Presidência da CNBB Nordeste 2 e apenas os bispos referenciais das 12 comissões episcopais se reunirão. O encontro do Conselho Episcopal Pastoral (CEP) começa a partir das 15h e servirá para detalhar o trabalho desenvolvido por cada um dos grupos temáticos.

Os bispos ainda vão partilhar a abertura da Campanha da Fraternidade 2022 e o subsídio produzido pelo Regional para a Quaresma. Também está na pauta a partilha de informações sobre a caminhada sinodal nas dioceses e as perspectivas para 57ª Assembleia Pastoral Regional.

No mesmo horário, 21 padres coordenadores diocesanos de pastoral (CDP) realizarão um encontro para tratar de assuntos próprios da caminhada da Igreja nos quatro estados.

Na quinta-feira (10), o CEP e o CDP se juntarão para partilhar, avaliar e comunicar tudo que foi tratado ao longo dos dois dias anteriores.

Fonte: CNBB NE2