No último sábado (23/04), assessores da Infância e Adolescência Missionária reuniram-se no auditório da Cúria Metropolitana, em Recife, para participar de um momento de formação. Promovida pela Coordenação Arquidiocesana de IAM e com apoio do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), a formação recebeu assessores de onze vicariatos da Arquidiocese de Olinda e Recife e de três colégios da região metropolitana: Damas e Santa Catarina (Recife) e Nossa Senhora da Conceição (Ouro Preto, Olinda).

Ao todo, 56 assessores participaram das atividades do sábado, que incluiu palestra da coordenadora da IAM na Arquidiocese, a religiosa franciscana do Imaculado Coração de Maria, Ir. Josevânia Alves, além de trabalhos em grupos e exposição em plenária.

“Esta foi a primeira etapa da formação”, explicou a irmã Josevânia. “A segunda será no dia 9 de maio, mas de maneira remota, às 20 horas, pois entendemos que o território da Arquidiocese é muito amplo e fica difícil se deslocar de alguns vicariatos mais distantes”, pontuou a religiosa, que é também coordenadora da IAM no estado de Pernambuco.

A Infância Missionária nasceu em 1843, na França, e foi aprovada como obra pontifícia pelo Papa Pio XI em 1922. A finalidade desta obra é suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo nelas o protagonismo na solidariedade e na evangelização, rezando por outras crianças e ajudando-as no mundo inteiro.

O padre Edicarlos Alves, presidente do Comidi, participou do encontro e se disse impressionado pelo ardor missionário dos assessores e pelo engajamento.  “Foi um momento de reencontro e de alegria, que renovou em todos o desejo de realizar o mandato de Jesus de ir por todo o mundo pregando a boa nova do evangelho”, comentou o padre, que fez questão de ressaltar sua gratidão à presença comprometida da Vida Religiosa Consagrada na animação missionária na Arquidiocese. “A Eucaristia nos faz Igreja missionária e, neste ano em que nos preparamos para o Congresso Eucarístico Nacional, faço o convite para todos rezarem e apoiarem a IAM em suas comunidades, pois é feliz a família e a comunidade que tem seus filhos na IAM”, concluiu.

Um dos resultados da formação do último sábado foi a nomeação de uma coordenação ampliada, integrada por dois assessores de cada Vicariato. O objetivo dessa nova coordenação é facilitar a articulação da IAM nos vicariatos, possibilitar a implantação de novos grupos nas paróquias e nas escolas, além de animar os grupos no vicariato e formar comissões em nível vicarial.

Após a realização da segunda etapa da formação dos assessores, uma missa de envio será presidida pelo arcebispo, na capela do colégio Santa Catarina de Sena, na intenção de uma missão frutuosa. “A data não foi confirmada ainda, mas a presença dos assessores na celebração está garantida”, diz, entusiasmada, a Ir. Josevânia Alves.

As próximas atividades da IAM na Arquidiocese serão a 10ª Jornada Nacional da IAM, que será realizada em 29 de maio, celebrada em nível paroquial, e o 2º Encontrão Arquidiocesano da IAM, que acontecerá no domingo 17 de julho, às 8 horas, no Parque da Jaqueira, e que pretende reunir todos os grupos de IAM existentes no território Arquidiocese.

Pascom AOR