No próximo sábado (02/07), a Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, no bairro de Campo Grande, no Recife, completará 70 anos de criação. Uma programação especial foi organizada para comemorar esse Jubileu de Platina: tríduo, procissão e missa solene vão envolver a participação de paroquianos e de devotos de Nossa Senhora do Bom Parto.
O tríduo tem início nesta quarta-feira (29/06) e vai até a sexta-feira (01/07), com missas celebradas às 19 horas na igreja matriz, localizada na Estrada de Belém. No dia dois de julho, data do Jubileu, haverá missa solene, também às 19 horas – o presidente da celebração será o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Antes da missa solene, no entanto, dom Fernando participa de um momento histórico: a reinauguração, às 18h30, da capela Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio, a mais antiga da paróquia, que estava desativada. Após a bênção da capela, o povo de Deus segue em procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto, até a igreja matriz, para participar da missa.


“O Jubileu, por si só, já é um momento rico, e fica ainda mais especial com a participação do povo, dos padres convidados e do arcebispo”, disse o pároco, padre Antônio Diego. “Considero a reativação da antiga capela muito importante na festa, como sinal de maior comprometimento da comunidade com o projeto de Deus”, completou.
A Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto foi fundada em 02 de julho de 1952 pelo 4º arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio de Almeida Morais Júnior. Ao longo dos seus 70 anos, a paróquia teve dez párocos. O primeiro foi o Monsenhor Gilberto Carneiro Leão. O atual pároco, padre Antônio Diego, é o décimo, e está na paróquia há apenas cinco meses. “Sou grato a Deus por poder participar desse momento tão importante e, de alguma forma, contribuir para a caminhada evangelizadora e missionária da paróquia”, comentou.
Seis comunidades, além da igreja matriz, compõem a paróquia: São Vicente de Paulo, Santa Cecília, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio, Imaculada Conceição, São José e São Paulo Apóstolo. A devoção a Nossa Senhora do Bom Parto surgiu em Paris, na França, e sua festa litúrgica é celebrada no dia 8 de outubro. O pároco deixou o convite: “Com alegria, convidamos a todos para participarem desse tríduo, presencialmente ou virtualmente, pois vai ser um momento de renovação espiritual”.
PROGRAMAÇÃO:
TRÍDUO (29 de junho a 1º de julho)
29/06 – missa às 19h presidida pelo padre Damião Silva
30/06 – missa às 19h presidida pelo padre João Batista Aragão
01/07 – missa às 19h presidida pelo padre Cosmo Nascimento
JUBILEU (02 de julho)
18h30 – bênção da capela N. Sra. Conceição e Santo Antônio (Rua Dr. Machado), seguida de procissão em direção à igreja matriz (Estrada de Belém, 1425).
19h00 – missa solene presidida por dom Fernando na igreja matriz
Oração a Nossa Senhora do Bom Parto
Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não sofrestes os incômodos da maternidade, nem no tempo da gravidez, nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto.
Olhai para mim, vossa serva, que na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz! Fazei que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho Jesus traçou para toda a humanidade, o caminho do bem.
Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranquila, porque já sinto a vossa maternal proteção. Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!
Pascom AOR