Atividades religiosas serão realizadas de 18 a 28 de agosto, na igreja matriz, em Caetés I, e farão alusão ao 18º Congresso Eucarístico Nacional
Por Rhaldney Silva
A Paróquia São João Bosco, localizada no bairro de Caetés, em Abreu e Lima/PE, promoverá entre os dias 18 e 28 de agosto de 2022, a festa em honra ao “pai e mestre da juventude” e titular da comunidade paroquial. Serão 11 dias de festividades que vão trabalhar a temática: São João Bosco, modelo de vida cristã. A programação religiosa será realizada na Igreja Matriz, situada na Avenida D, 250, Caetés I, e fará alusão ao 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será sediado em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022.
Neste ano, a Festa de São João Bosco contará com diversos padres da Inspetoria Salesiana do Nordeste e da Arquidiocese de Olinda e Recife. Entre os sacerdotes que confirmaram presença na festividade estão o inspetor Salesiano do Nordeste, padre Francisco Inácio Vieira Júnior, o padre João Carlos Ribeiro, o vigário episcopal do Vicariato Paulista, monsenhor Osvaldo Lopes, o pároco da Paróquia São José, de Carpina, Padre Herison Leandro, e o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de San Martin, Pe. Cleyton Coutinho.
Durante o novenário, as missas acontecerão às 19h30 e, nos domingos 21 e 28 de agosto, missas também serão realizadas durante a manhã. Venda de camisas e de lanches também estarão disponíveis para o povo de Deus. Diferente de 2021, as missas não terão limitação de público e serão transmitidas, ao vivo, pelo canal da paróquia no YouTube. Os paroquianos também poderão acompanhar a cobertura da festa por meio das redes sociais: Instagram – @paroquiasaojoaoboscocaetes e Facebook: Paróquia São João Bosco – Caetés.
As novidades da Festa de São João Bosco de 2022 são o retorno das duas procissões. No dia 18, paroquianos poderão acompanhar a caminhada da bandeira saindo da Comunidade de Santo Expedito, na Vila Militar, a partir das 18h30. Já no dia 28 de agosto, dia em que a paróquia celebra o encerramento da festa, às 9h será celebrada uma missa solene em honra ao padroeiro. Após a solene celebração, uma carreata com a imagem de Dom Bosco percorrerá os bairros de Caetés I, II e III, locais onde estão situadas as dez comunidades urbanas da paróquia. A paróquia também promoverá uma procissão com a imagem do santo, saindo da Comunidade São Francisco de Assis, Embriões, às 18h30, até a Igreja Matriz, concluindo a festa com a missa de encerramento.
Além das procissões, a Articulação da Juventude Salesiana também realizará um luau comemorativo ao nascimento de São João Bosco. O evento acontecerá no dia 27 de agosto, após a missa, no pátio da Igreja Matriz. Músicas salesianas e oração vão ajudar no fortalecimento da devoção de São João Bosco na comunidade paroquial e na cidade de Abreu e Lima.
Outra tradição da Festa de Dom Bosco é a oferta solidária. Todos as noites, os paroquianos são convidados a doarem alimentos que serão destinados às famílias necessitadas das comunidades. A lista é composta por bolacha, biscoito, farinha, óleo, sardinha, carne, açúcar, arroz, macarrão, café, feijão, fubá e leite. A oferta é mais uma iniciativa da paróquia salesiana de ofertar o bem-estar de diversas pessoas neste tempo difícil causado pela pandemia da Covid-19.
“Estamos nos aproximando da Festa de São João Bosco e é um tempo forte para celebrarmos o nosso padroeiro dentro desse tempo bonito em que a igreja vive rumo ao sínodo de 2023 sobre essa identidade de poder caminhar juntos em comunhão, participação e missão. O tema deste ano nos convida a refletir sobre a vida de Dom Bosco e refletir nele um modelo de vida cristã. Um santo que viveu profundamente a vida cristã. Na graça deste caminhar, vamos perceber que, na Eucaristia partilhamos vida e missão como fundamento básico para a gente viver a santidade sermos igreja caminhando juntos. A Eucaristia nos dá esse ponto da unidade e da comunhão profunda. Que Deus nos inspire nesses dias e nos ajude a sermos fiéis na caminhada”, afirmou o pároco da Paróquia São João Bosco, padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, SDB.
PRESENÇA DOS SALESIANOS NOS CAETÉS – A missão salesiana nos Caetés existe há mais de três décadas com o objetivo de trabalhar a formação do bom cristão e do honesto cidadão. Atualmente, a obra de Caetés conta com uma paróquia com 17 comunidades – 10 urbanas e 7 rurais –, uma rádio comunitária, oratórios, grupos, movimentos salesianos e pastorais reconhecidas pela Igreja Católica. Além de prestar um trabalho de evangelização, padres e leigos de diversas comunidades também realizam trabalhos sociais nos quatro presídios que existem no território paroquial. Uma expressão viva de uma igreja em saída, como pede o Papa Francisco.
QUEM FOI DOM BOSCO – De acordo com o site da Missão Salesiana de Mato Grosso, São João Bosco, celebrado em 16 de agosto, é o fundador de um amplo movimento em favor da educação e da evangelização da juventude: a Família Salesiana, que hoje conta com 31 grupos e congregações, presentes nos cinco continentes. Homem à frente do seu tempo, Dom Bosco percebeu ser melhor “prevenir do que reprimir”. Empenhou todas as suas forças em prol das crianças e dos jovens, especialmente os mais carentes, acreditando que eles poderiam ser protagonistas de sua própria história. Também compreendeu de maneira inovadora qual o papel do educador (fosse ele leigo ou religioso) como colaborador fundamental nesse processo. Essas são algumas das razões pelas quais sua história e seus ensinamentos têm muito a dizer aos educadores e à juventude de hoje.
João Bosco nasceu em Castelnuovo d’Asti, na Itália, em 16 de agosto de 1815. Perdeu o pai muito cedo, e foi educado pela mãe, a camponesa Margarida Occhiena, nos princípios da fé e da caridade. Aos 9 anos, teve seu primeiro sonho profético. Nele, via-se em meio a jovens desordeiros, que se transformavam em feras, e tentava modificar a situação por meio da violência. Nossa Senhora e Jesus apareceram para indicar a ele o verdadeiro caminho: “Não com pancadas, João, mas com mansidão e doçura…”. Esse sonho foi fundamental para que o jovem João Bosco percebesse que a educação passava pela confiança, pelo amor, pelo carinho; uma ideia que o acompanhou por toda a vida. Ainda criança, João Bosco usava suas habilidades como mágico e malabarista para aproximar os outros garotos da oração e dos princípios evangélicos
PROGRAMAÇÃO DA FESTA
Dia 18/08 – Quinta-feira (Abertura da festa)
19h30 – Santa Missa – Presidente: Padre Osvaldo Lopes.
Dia 19/08 – Sexta-feira (primeiro dia da novena)
19h30 – Santa Missa – Presidente: Padre Délio Mota Ferreira, SDB.
Dia 20/08 – Sábado (segundo dia da novena)
19h30 – Santa Missa – Presidente: Padre João Carlos Ribeiro, SDB.
Dia 21/08 – Domingo (terceiro dia da novena)
08h – Missa. Preside: Padre Antônio Gomes, SDB.
Acolhida coroinhas novos e antigos. Após a missa, recreação com as crianças.
15h – Missa com os Idosos e doentes. Unção dos enfermos.
Presidente: Padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, SDB.
19h – Novena a São João Bosco.
19h30 – Santa Missa – Presidente: Padre Antonio João Neto, SDB
Dia 22/08 – Segunda-feira (quarto dia da novena)
19h – Novena a São João Bosco.
19h30 – Santa Missa – Presidente: Padre Renato Jorge de Morais, SDB.
Dia 23/08 – Terça-feira (quinto dia da novena)
19h – Novena a São João Bosco.
19h30 – Santa Missa – Presidente: Padre Valdenor Nascimento.
Dia 24/08 – Quarta-feira (sexto dia da novena)
19h – Novena a São João Bosco.
19h30 – Santa Missa – Presidente: Padre Herison Leandro da Silva, SDB.
Dia 25/08 – Quinta-feira (sétimo dia da novena)
19h – Novena a São João Bosco.
19h30 – Santa Missa – Presidente: Monsenhor Manoel Marques.
Dia 26/08 – Sexta-feira (oitavo dia da novena)
19h – Novena a São João Bosco.
19h30 – Santa Missa – Presidente: Padre James de Lucena, SDB.
Dia 27/08 – Sábado (nono dia da novena)
19h – Novena a São João Bosco.
19h30 – Santa Missa – Presidente: Padre Cleyton Coutinho Urbano, SDB.
Após a missa: Luau da AJS Caetés
Dia 28/08 – Domingo (Dia da festa)
07h – Salva de fogos e Ofício Divino, memória de São João Bosco.
09h – Santa Missa solene. Presidente: Marcos Antonio, SDB.
Carreata com a imagem de Dom Bosco pelas Comunidades Urbanas.
18h30 – Procissão, da Comunidade São Francisco de Assis – Embriões até a Igreja Matriz de São João Bosco.
19h30 – Missa de encerramento. Presidente: Padre Francisco Inácio Vieira Júnior, SDB.
SERVIÇO
Festa de São João Bosco
De 18 a 28 de agosto de 2021
Local: Igreja Matriz de São João Bosco (Avenida D, 250, Caetés I, Abreu e Lima/PE)
Transmissões pelo canal da paróquia no YouTube: Paróquia São João Bosco – Caetés
PROCISSÕES:
Dia 18 de agosto (Quinta-feira)
Procissão da bandeira saindo da Comunidade de Santo Expedito, Vila Militar
(R. Dois – Vila Militar, Abreu e Lima – PE, 53540-040)
Ponto de referência: Após a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima
Horário: 18h30
Dia 28 de agosto (Domingo)
Procissão com a imagem de Dom Bosco saindo da Comunidade São Francisco de Assis – Embriões
(Av. D, 438 – Caetés I, Abreu e Lima – PE, 53540-250)
Horário: 18h30