Uma missa celebrada na Comunidade Católica Boa Nova, em Jaboatão dos Guararapes, na manhã desta quinta-feira, 25 de agosto, marcou a despedida do padre José Vicente da Silva Neto, que faleceu de enfarte ontem (24) pela manhã. O padre morava na Comunidade há quinze anos – chegou como acolhido para tratar uma dependência que o debilitava e acabou se tornando também um servidor, em seu ministério sacerdotal, aos demais acolhidos na Comunidade.
A missa, de corpo presente, foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada por padres amigos, como o vigário geral Luciano Brito, o vigário episcopal do Cabo, José Severino, e o secretário geral do 18º Congresso Eucarístico Nacional, José Albérico Bezerra. Dentre as características do padre Vicente, dom Fernando destacou sua humildade. “Reconhecer que precisamos de ajuda é o início do caminho para superar nossas dificuldades, e o padre Vicente procurou aqui o apoio de que precisava, encontrando acolhimento nesta Comunidade”, disse o arcebispo. “Aproveito para agradecer a Hamilton Apolônio e sua esposa Mônica, fundadores da Comunidade Boa Nova, por todo amor e cuidado oferecidos a este sacerdote tão querido”.
O Evangelho do dia (Mt 24, 42-51), coincidentemente, alertava para a certeza não avisada da morte: “Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor”. Sobre isso, dom Fernando lembrou que a última vez que esteve com o padre Vicente foi no aniversário da Comunidade Boa Nova, há menos de dois meses, e nada apontava para que ele partisse em pouco tempo. “Ele concelebrou a missa, estava bem, e morreu ontem na vivência de seu ministério sacerdotal, entregando o seu melhor a Deus”, comentou dom Fernando.

A Comunidade Boa Nova estava se preparando para comemorar os 60 anos de vida e 30 anos de sacerdócio do padre Vicente nos próximos meses. “Seria, certamente, uma grande festa”, comentou Hamilton Apolônio. “Tivemos a grande graça de ter uma presença de Deus em nossa casa, uma presença que muito nos ajudou, mesmo em suas batalhas, com seu testemunho e sua humildade”, disse. “Foi uma presença de Jesus entre nós: um Jesus que ora precisava e ora ajudava também a tantos”, completou, emocionado, o fundador e amigo Hamilton.
Amigos, parentes e companheiros de comunidade participaram da celebração em Jaboatão dos Guararapes. O padre Rosivaldo Pontes, pároco de Nossa Senhora dos Impossíveis e São João Batista, de Pombos, foi um dos concelebrantes da missa. Alguns paroquianos estavam presentes, alguns do Apostolado da Oração, pois o padre Vicente foi também pároco em Pombos. Logo que souberam do falecimento do antigo pároco, uma homenagem foi preparada na paróquia: a foto do padre Vicente, ao lado de uma estola roxa, ficou exposta durante todo o dia de ontem diante do altar da igreja matriz. “Uma singela homenagem para um homem de Deus que fez tanto bem àquela gente de Pombos e à Igreja”, comentou o padre Rosivaldo.
Após a missa, o corpo do padre José Vicente foi levado para o cemitério de Santo Amaro, no Recife, onde foi sepultado.
Pascom AOR








