Em seu site, a Ajuda à Igreja que Sofre oferece gratuitamente material para encontros de oração em paróquias, escolas, grupos de crianças ou de famílias, que contém instruções de como rezar o Terço, reflexões sobre os mistérios do Terço, consagração à Mãe de Deus e oração a São José. O material, está disponível em 26 línguas.
A Fundação de direito pontifício Ajuda à Igreja que Sofre (ACN, sigla em inglês) lança o convite para que, no próximo dia 18 de outubro, paróquias, creches, escolas e famílias participem em mais um ano da iniciativa: “Um milhão de crianças rezam o Terço”.
O cardeal Mauro Piacenza, presidente da ACN, explica que “o objetivo desta Campanha de Oração é pedir paz e unidade para o mundo inteiro e incentivar as crianças a confiar em Deus, diante das dificuldades”.
O cartaz da campanha deste ano apresenta duas mãos abertas, que envolvem o globo terrestre, e o seguram junto com crianças de todos os continentes. Estas mãos simbolizam as mãos do Pai celeste, que criou o mundo com amor, que deseja salvar todos os povos e conduzi-los novamente para si.
Em seu convite para participar desta iniciativa, o cardeal Piacenza observa que “ao vermos ao nosso redor tantas guerras, maldades, perseguições, enfermidades e temores, que pesam sobre o mundo, as pessoas poderiam se perguntar: “Será que tudo está, realmente, sob o controle de Deus”? E responde: “Sim, mas devemos também buscar as suas Mãos estendidas para nós e nos agarrarmos nelas”. Deus estendeu-nos sua Mão, através de Maria […]. Devemos estar cientes de que, se rezarmos fielmente o santo Terço juntos, a Santa Mãe de Deus nos conduzirá, como uma grande família, ao encontro amoroso do nosso Pai celeste”.
Diante das situações de guerra, violência e profunda pobreza, que prevalecem em países como a Ucrânia, Nigéria, Mianmar ou Paquistão, como também nas regiões do Oriente Médio e Sahel, na África, a Ajuda à Igreja que Sofre quer confiar às mãos poderosas e amorosas do Pai divino e à poderosa intercessão da Mãe de Deus, sobretudo aqueles lugares onde as pessoas não podem viver em paz.
A Fundação ACN achou que foi muito positiva a participação dos diversos países nas Campanhas anteriores, em 2020. Até o Santo Padre incentivou a aderir à iniciativa, durante a oração dominical do Angelus.
Por sua vez, o padre Martin M. Barta, assistente eclesiástico internacional da ACN, explicou que “algumas respostas mais positivas que recebemos sobre a participação na campanha, vieram precisamente de regiões onde a paz é tão necessária. Sabemos que crianças no Iraque, Síria, Belarus ou Mianmar estiveram unidas em oração com as de Fátima, Portugal, Canadá ou Estados Unidos. Isto é muito comovedor e causa esperança de que o amor, que vem da fé, pode triunfar sobre a violência”.
O site da Fundação ACN oferece em 26 línguas, gratuitamente, material para encontros de oração em paróquias, escolas, grupos de crianças ou de famílias, que contém instruções de como rezar o Terço, reflexões sobre os mistérios do Terço, consagração à Mãe de Deus e oração a São José.
A iniciativa “Um milhão de crianças reza o Terço” teve início em 2005, durante um encontro de oração de crianças, que rezavam o Terço em uma pequena Capela da capital venezuelana, Caracas, iluminadas pelas palavras do Padre Pio: “Quando um milhão de crianças reza o Terço, o mundo pode mudar”. Desde então, esta campanha se espalhou rapidamente pelo mundo.
Fonte: Vatican News