Está tudo preparado para o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado de 11 a 15 de novembro na Arquidiocese de Olinda e Recife. Na manhã desta terça-feira (19), a Comissão Executiva do evento, da qual o próprio arcebispo dom Fernando Saburido faz parte, recebeu a Imprensa no Centro de Convenções de Pernambuco para falar sobre os detalhes da programação, que inclui celebrações eucarísticas, vigília, shows, catequeses, simpósio teológico, apresentações culturais e feira católica.

Na coletiva, dom Fernando reservou um tempo para falar sobre a Casa do Pão, que será o marco da realização do Congresso no Recife. “Em 1939, quando Recife sediou o 3º Congresso Eucarístico Nacional, deixou-se como legado para a cidade a construção de uma igreja dedicada à Eucaristia – a igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como matriz do Espinheiro”, declarou. “Desta vez, atendendo ao clamor do tema do 18º Congresso, ‘Pão em todas as mesas’, deixaremos como marco a concretização da Eucaristia que leva à caridade: uma casa de acolhimento à população de rua, que vai oferecer a estes irmãos tão necessitados uma série de serviços, como entrega de refeições, qualificação profissional, lavanderia e banheiros, assistência jurídica e acompanhamento espiritual”, concluiu o arcebispo.
O material litúrgico apresentado na coletiva foi apenas uma amostra do que vai ser utilizado nas celebrações do Congresso: estavam sobre uma mesa, no Centro de Convenções, cálice e âmbula em tamanho maior para as missas ao ar livre, cálice e âmbula em tamanho comum para as celebrações nas paróquias, um ostensório que vai ser doado para a diocese que sediará o próximo Congresso Eucarístico Nacional, um lecionário (livro de leituras e salmos das missas) e a cruz processional que vai à frente do cortejo de acólitos, diáconos, padres e bispos para início da missa. O material foi idealizado pelas Pias Discípulas do Divino Mestre, do Apostolado Litúrgico, e traz a identidade da logo do Congresso: nos detalhes, a inscrição do tema e os traços da comunidade e das águas dos rios que cortam a cidade, em estilo limpo e moderno.

A Ir. Paula Souza, religiosa do Apostolado, adiantou que foi feita também uma custódia maior, para as celebrações em espaço aberto. “É um ostensório com 1,20 metros de altura que será colocado sobre uma base de 40cm, para que o Santíssimo Sacramento da Eucaristia possa ser visto e adorado, mesmo de longe, nas celebrações de abertura e de encerramento do Congresso, que serão ao ar livre, com participação de milhares de pessoas”, explicou.
À noite, a Comissão Executiva do 18º Congresso foi ao Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, na zona sul da capital, para receber dom António Augusto Marto, bispo emérito de Leiria, em Fátima, Portugal. O cardeal foi enviado pelo Papa Francisco para representa-lo no evento. O legado pontifício desembarcou às 22h30 e foi recebido com alegria. Dom António Marto foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 28 de junho de 2018. O fato de falar português certamente contribuiu para que fosse nomeado, em setembro de 2022, legado pontifício para o Congresso Eucarístico Nacional. A Arquidiocese acolheu sua nomeação como um grande presente.
Mesmo antes do início oficial do Congresso, o cardeal Marto preside missa hoje (09), na matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, lembrando sua diocese de Portugal.
Pascom AOR


