O início do novo ano litúrgico, neste domingo (27), coincidiu com o encerramento da de Nossa Senhora da Apresentação da Escada. Motivo de sobra para os fiéis da cidade de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, celebrarem de modo especial sua padroeira. Desde que a igreja matriz foi elevada a Santuário Arquidiocesano, em dezembro de 2021, esta é a primeira festa da padroeira realizada na cidade.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a terceira das cinco missas celebradas em honra da padroeira no domingo. “É sempre uma alegria vir até Escada e perceber o contentamento dos paroquianos e de todos da região em virem a esta igreja para participarem da festa”, comentou o arcebispo no início da missa. “Quero agradecer a Deus pela dedicação do novo pároco, padre Paulo Augusto, e pela presença de meu confrade, o beneditino dom Anselmo, de Garanhuns, que veio celebrar conosco este dia”.

Na celebração, os comerciantes locais, escolas, pastorais e movimentos da Igreja participaram do tradicional ofertório com donativos para os irmãos mais necessitados. O hino da padroeira, de melodia doce, encheu o santuário: “Virgem pura de Deus amada, mãe piedosa, terna e boa, és Senhora da Escada, os teus filhos abençoa”.
Para o padre Paulo Augusto, que vive a festa como pároco organizador pela primeira vez, o tamanho da festa reflete o amor da região da Mata Sul por Nossa Senhora da Escada. “Foi um novenário participativo, iniciado no dia 17, que culmina hoje com o encerramento da festa, neste domingo do advento em que tivemos missas desde as cinco e meia da manhã, com pessoas vindas de outros municípios, mostrando a vocação do santuário, lugar de devoção e graças”, disse o padre. “Somos felizes por contar com o amor materno de Maria e fazemos questão de externa-lo, com festa, oração e gratidão”.
Após a missa celebrada por dom Fernando, a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da Escada foi descida do retábulo, sob o olhar devoto dos fiéis. São necessários dois homens para que a imagem seja transportada em segurança – sempre com muito cuidado e carinho – para o altar, onde os fiéis esperam para pedir graças à padroeira, antes que a imagem siga para ser ornada no andor para sair em procissão pelas ruas da cidade. Para que o retábulo da igreja não fique vazio, uma outra imagem é colocada em seu lugar, deixando tudo pronto para as missas da tarde.
Além de Nossa Senhora da Apresentação da Escada, a Arquidiocese de Olinda e Recife possui outras cinco igrejas com dignidade de santuário: Mãe Rainha (Olinda), Nossa Senhora da Conceição (Recife), Nossa Senhora de Fátima (Recife), Nossa Senhora dos Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Nossa Senhora Aparecida (Juçaral, no Cabo de Santo Agostinho).
Pascom AOR









