da redação

O Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife Dom Limacedo e o  CIMI (Conselho Indigenista Missionário) estão acompanhando a luta do povo Karaxuwanassu e Warao que estão reivindicando parte da terra localizada em Igarassu, nas mediações da antiga Mariápolis, em Recife, Pernambuco.

 O local, que tem cerca de 80 a 100 hectares, pertence à Prefeitura e está sendo requerido pelo povo indígena que luta há séculos por justiça social.

Representantes dos dois povos estão no local desde o dia 31 de dezembro  e pedem a devolução da terra para moradia. Dom Limacedo acompanha o caso, e apoia a luta pacífica: “Somos a favor de que se devolva a terra, e que eles permaneçam onde estão, vamos continuar acompanhando e prestando nossa solidariedade”, afirma o Bispo auxiliar.

Para a cacica dos Karaxuwanassu, Valquíria Kwalonan : “ Igarassu é uma terra que em 1594 lutamos para expulsar os portugueses daqui, e essa terra é nossa, estamos aqui para fazer essa reparação histórica”, declara a líder.

Na última sexta-feira ( 06/01), pela manhã foi celebrada uma cerimônia inter-religiosa, e à tarde líderes dos povos Karaxuwanassu e Warao estiveram reunidos com a Prefeitura de Recife para negociar propostas. Na reunião, representantes do Órgão pediram a desocupação do local,caso contrário o povo seria despejado. Com a mediação da Igreja, foi possível agendar uma nova reunião , desta vez com a Governadora do Estado, Raquel Lyra, que deve acontecer esta semana. Até lá, a Prefeitura fará o levantamento do povo Karaxuwanassu e Warao para verificar quantidade de pessoas e situação de saúde.