da redação
Hoje, quarta-feira de cinzas. Dia de jejum e penitência. Mas, quando teve origem o rito de penitência de imposição das cinzas? o que é permitido neste dia? O Padre Moisés Ferreira Lima, secretário do arcebispo e pároco de Nossa Senhora de Fátima- Boa Viagem, tira as dúvidas:
1- Pe. Moisés, o que significa Quarta-feira de cinzas?
O período da Quaresma tem início com a Quarta-Feira de Cinzas. A origem da imposição de cinzas pertence à estrutura da penitência canônica, isto é, quando surgiram grupos de penitentes que, a partir do início da Quaresma, faziam grandes penitências e práticas piedosas, preparando-se para a grande reconciliação na Quinta-Feira Santa. Quando se introduziu a penitência privada, o rito da imposição das cinzas perdurou e, a partir do século X, tornou-se obrigatório para toda a comunidade cristã. As cinzas procedem dos ramos abençoados no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor do ano precedente, seguindo uma prática desde o século XII.

2. Por que essa celebração acontece após o carnaval?
A Quarta-feira de Cinzas historicamente precede a festa do Carnaval. A data do Carnaval é marcada, tendo em consideração o início da Quaresma católica. Sendo a Quaresma o período de penitência, com jejum e abstinência de carne, a festa de Carnaval era como uma “despedida” para entrar neste período penitencial. Daí, uma possível explicação da palavra “Carnaval”, carne vale”, adeus à carne.

3. Qual o significado das cinzas impostas na testa do fiel?
As fórmulas da imposição de cinzas inspiram-se na Escritura (Gn 3,19 e Mc 1,15) e ambas se complementam: a primeira expressa a caducidade humana, simbolizada no pó e cinzas; a segunda remete à conversão interior a Cristo e ao seu Evangelho. As cinzas simbolizam a condição frágil e caduca do homem que caminha para morte, sua situação pecadora, a oração e a súplica e a ressurreição, ao recordar ao homem que é pó, mas destinado a participar da vitória de Cristo.
4. As cinzas podem só ser colocadas na testa? Ou podem ser colocadas em outro local? Por quê?
Assim diz o Missal Romano referente à imposição das cinzas: “Os fiéis se aproximam e permanecem de pé. O sacerdote impõe-lhe as cinzas dizendo a cada um: Convertei-vos e crede no evangelho ou Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar.” Nada se diz sobre o lugar onde devem ser impostas as cinzas. Portanto, o mais importante é o significado das cinzas impostas, quer sobre a cabeça quer na testa dos fiéis.
5. O fiel pode tirar as cinzas após a celebração?
Antes de tudo, as cinzas são um sinal de que o fiel está disposto a fazer o caminho de conversão do tempo quaresmal. As cinzas irão em breve tempo desaparecer, todavia deverá permanecerá o propósito de voltar para o Senhor.
6. É obrigatório participar da celebração da Quarta-feira de Cinzas?
No Brasil, os dias festivos de preceito em que os fiéis devem participar da Santa Eucaristia são: além do domingo, as festas de preceito são Natal do Senhor Jesus Cristo (25 de dezembro), SS. Corpo e Sangue de Cristo (quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade), Santa Maria Mãe de Deus (1º de janeiro), Imaculada Conceição de Nossa Senhora (8 de dezembro). Porém, os fiéis que querem celebrar bem a Páscoa do Senhor, também desejam preparar seus corações, buscando verdadeira conversão, intensificar as orações, praticar as obras de caridade… As cinzas serão um sinal de que estamos iniciando o caminho rumo Páscoa do Senhor, a qual nos traz vida nova.
