A igreja matriz de Santo Antão, no município de Vitória de Santo Antão, foi escolhida pelo seminarista Davi Melo para sua ordenação diaconal. Nesta quarta-feira (15), boa parte do clero arquidiocesano de Olinda e Recife participou da celebração presidida pelo arcebispo, dom Fernando Saburido, concelebrada pelo bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio, pelo bispo emérito de Vitória da Conquista, dom Luís Pepeu, e pelo bispo da diocese de Caruaru, dom José Ruy.  

O rito de ordenação diaconal é composto de arguição, ladainha, prostração, imposição das mãos, oração consecratória, vestição da dalmática, entrega dos evangelhos. O povo de Deus acompanhou cada momento com atenção, rezando e registrando em fotos e filmagens. O coral do Seminário de Olinda cantou a missa, solenemente. Ao final do rito de ordenação, dom Fernando apresentou à comunidade o neo diácono Davi, que recebeu aplausos demorados da assembleia.

O abraço da paz, na missa, foi dado ao neo diácono excepcionalmente pelo arcebispo e pelos diáconos presentes, apenas, para que a cerimônia não se alongasse. Após o abraço da paz, o diácono já começou a exercer seu ministério, preparando o altar para a Eucaristia.

Para dom Fernando, ver o entusiasmo com que seminaristas como Davi chegam à ordenação é muito gratificante. “Sentimos nesses jovens um amor puro e verdadeiro, sentimos o comprometimento de cada um com a proposta de seguimento de Jesus”, disse o arcebispo. “A cada ordenação, renovo minha alegria em ser sacerdote, em ser bispo, em ser de Deus e para Deus”, completou.

Na homilia, dom Fernando desejou ao neo diácono Davi quatro coisas importantes: que coloque sua vontade na dependência da vontade de Deus; que mantenha a humildade; que seja fiel à vida de oração; e que seja misericordioso, sempre pronto a perdoar. “Fazendo isso, seu ministério, certamente, fará de você um homem feliz e realizado”, disse o arcebispo ao ordenando.  

Amigos e familiares de Davi lotaram a matriz da paróquia tricentenária onde ele realizou seu estágio pastoral. Natural de Recife, Davi tem 29 anos e além da Filosofia e Teologia, concluiu o curso de Direito. Filho único de Marluce e Fernando, enquanto seminarista teve como grande apoio e incentivo vocacional a formação recebida no Opus Dei, um caminho de santificação dentro da Igreja, fundado por São Josemaria Escrivá, seu santo de devoção.

Entre abraços de felicitações, o diácono Davi Melo disse: “Coloco-me com alegria à disposição de Nosso Senhor e desejo constituir unidade com o arcebispo nas ações da Igreja de Olinda e Recife”.

A ordenação diaconal de Davi em Vitória de Santo Antão foi mais um passo a caminho da ordenação sacerdotal, que já foi marcada: será no dia 13 de maio, na igreja catedral, em Olinda.

Pascom AOR