A Vigília Pascal é uma das celebrações mais importantes da Igreja Católica, que ocorre no Sábado Santo, na noite que antecede a Páscoa. Essa celebração é cheia de significado e simbolismo, e renova a fé dos fiéis, lembrando a todos do sacrifício de Cristo.
Esta celebração é dividida em quatro partes fundamentais:Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. Neste sábado (09) ás 20h,dom Fernando Saburido celebrou a Vigília Pascal na Catedral de Olinda. A benção do fogo,que faz parte da liturga da luz, foi feita do lado de fora da Catedral com a presença dos fiéis.
Após a liturgia da luz,dá-se início a liturgia da Palavra,do batismo e da eucaristia.
Durante a homilia, dom Fernando Saburido exortou a todos que a Páscoa é mundança de vida: ” Ás vezes estamos completamente atados, sem poder caminhar e precisamos nos libertar de tudo aquilo que nos aprisiona. Cada um sabe,naturalmente, o que precisa renunciar para poder experimentar de fato a ressurreição,que bom seria que nesta Vigília todos se perguntassem o que seria preciso deixar de lado para seguir uma vida nova”, exortou o arcebispo.
Ao final da celebração, a comunidade Shalom entoou o canto “Ressuscitou”, em frente a Catedral criando um clima de alegria e e fraternidade aos que estavam presentes.