Durante a reunião do Conselho Prebisteral, realizada na manhã desta terça-feira (9) na Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, em Recife, foram aprovados os nomes de sete seminaristas da Arquidiocese de Olinda e Recife para o ministério sacerdotal. Em 13 de junho próximo serão ordenados diáconos os seminaristas Ítalo Maciel, Rodrigo Tibúrcio, Robson Pereira, Lucas Felipe, Ruan Góes, José Andreilson e Luiz Eduardo Gabriel.
O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem, necessário para receber o segundo grau do sacramento, que é a ordenação presbiteral. Ao se tornarem diáconos na Arquidiocese, os jovens poderão realizar batismos, assistir os noivos em seu matrimônio, proclamar o Evangelhos nas santas missas e realizar o rito das exéquias. Somente após a ordenação presbiteral, poderão presidir e concelebrar missas.
Para o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, esta ordenação, em junho, será particular. “Será, com certeza, minha última turma. Celebrarei a ordenação diaconal, mas eles, certamente, serão ordenados presbíteros por meu sucessor”, disse dom Fernando, que renunciou ao arcebispado em junho do ano passado, ao completar 75 anos de idade, conforme prescreve o Direito Canônico.
A emoção vale também para os futuros diáconos, que se sentem agraciados por Deus por terem sido acolhidos pelo próprio dom Fernando há oito anos, na admissão ao seminário. “Nada mais justo que ele nos ordene diáconos”, disse Lucas Felipe, de 29 anos. “O dia que esperávamos está chegando: Deus visita nossa indignidade, confia um tesouro a nós, que diante dele somos apenas um vaso de argila, mas estamos felizes e pretendemos servir a nossa Arquidiocese com humildade e amor”, concluiu.
Os sete seminaristas aprovados na audiência de hoje concluíram os cursos de Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e, tendo chegado ao fim dos estudos no Seminário Nossa Senhora da Graça, de Olinda, moram junto com o povo, nas comunidades, cumprindo estágio pastoral. O objetivo é conhecer as realidades das paróquias e ajudar o pároco, preparando-se para seu ministério.
No coração do arcebispo, muita alegria ao ver os seminaristas aprovados. “Estou muito feliz pela eleição deles ao ministério sacerdotal, com a aprovação do conselho presbiteral”, disse. “São sete jovens, um número de plenitude, uma esperança para a Arquidiocese de Olinda e Recife. Que sejam realmente padres servidores, bons pastores a exemplo de Jesus Cristo, o pastor dos pastores. Que eles deem muitas alegrias não somente para nossa Arquidiocese, mas para toda a Igreja”.
Durante seu pastoreio, dom Fernando já ordenou mais de 60 padres para a Arquidiocese. No próximo dia 13 de maio, o arcebispo presidirá a ordenação sacerdotal do diácono Davi Melo, na igreja catedral do Santíssimo Salvador, em Olinda.
Pascom AOR