Neste domingo (28), fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife lotaram o ginásio de esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no Recife, para participar da solenidade de Pentecostes. A festa começou às nove da manhã e terminou por volta das sete da noite, com participação das 150 paróquias da Arquidiocese.

O início da festa de Pentecostes contou com a força da juventude, reunindo ministérios de música, dança e até um DJ para animação. Nos passos e expressões dos jovens, a mensagem de fé, de esperança e da força do Espírito, colorindo o ginásio. Aos poucos, as pessoas foram preenchendo as arquibancadas do ginásio, que teve entradas diferentes para paróquias e clero.

Para prestigiar o mês de maio, dedicado a Maria Mãe da Igreja, o bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antonio, fez uma catequese de tema mariano, lembrando a visitação de Maria à sua prima Isabel, que estava grávida. “Maria é exemplo de caridade e de empatia”, comentou o bispo. “Escolhida por Deus para gerar seu Filho, Maria não se sentiu superior, mas igual, e saiu apressadamente para servir, para levar a luz de seu Filho ao próximo; assim devemos ser todos nós: na acolhida e no serviço aos que mais precisam”.

O Movimento Terço dos Homens acalmou os corações dos presentes, convocando os fiéis para a reza do terço e, no comecinho da tarde, foi a vez de os padres João Carlos e Damião Silva soltarem a voz e clamarem as bênçãos do Espírito com suas músicas.

Assim como no cenáculo, Maria estava presente. O arcebispo Dom Fernando, o bispo Auxiliar dom Limacêdo e o vigário geral Dom Pepeu receberam a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, que percorreu o ginásio e foi colocada próximo ao altar.

O telão apresentou uma homenagem ao arcebispo, contanto sua história. O vídeo mostrou, inclusive, sua sagração episcopal no ano de 2000, no mesmo Geraldão, lotado de fiéis. Emocionado, o bispo foi muito aplaudido e se retirou para o início da missa. Foram duas horas de celebração, com participação massiva do clero de Olinda e Recife, dos religiosos consagrados e das comissões pastorais da Arquidiocese. Ao todo, dez mil pessoas no ginásio para celebrar a Eucaristia na solenidade de Pentecostes.

O arcebispo ficou feliz em ver tanta gente participando. “Foi um Pentecostes muito especial para nossa Arquidiocese, aqui nesse ginásio de esportes ,com essa multidão”, comentou. “A gente vê aqui a unidade da igreja: uma igreja viva, missionária, que invoca o Espírito Santo a nos ajudar a ser uma igreja em estado permanente de missão, com um olhar especial para os mais necessitados”.

Logo após a missa, houve sorteio de vinte prêmios. Os bilhetes foram vendidos por cerca de dois meses nas paróquias e o valor arrecadado ajudará as paróquias mais pobres da Arquidiocese. O primeiro prêmio foi um carro novo, zero quilômetro, que foi sorteado pelas mãos de dom Fernando. A ganhadora foi Glorete Cavalcanti (abaixo, relação dos nomes dos demais ganhadores). A Arquidiocese vai entrar em contato com os vencedores pelos telefones anotados no bilhete, para divulgar uma lista com o nome completo e a paróquia de cada um.

A festa no Geraldão teve gostinho de despedida: dom Fernando vai completar 76 anos na próxima semana e está no aguardo de seu sucessor. Pentecostes foi oportunidade para os fiéis agradecerem a Deus os dons do Espírito sobre seu pastor.

Pascom AOR