Faleceu, na madrugada desta segunda-feira (17) , no Hospital Maria Lucinda, onde já estava internado por causa de complicações no sistema respiratório, Padre Alain Montgermont. A missa de corpo presente aconteceu às 14h no Centro Comunitário em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, onde o sacerdote viveu por muitos anos.

Durante a celebração, que estava lotada, muitas pessoas se emocionaram ao se despedir do missionário que veio ao Brasil na década de 70 e se tornou o padre dos pobres. Em sua homilia, dom Fernando Saburido, lembrou do apostolado de Padre Alain, e considerou que o que ele deixou foi um legado que jamais poderá ser esquecido. “Ele deixa uma marca na arquidiocese de uma vida simples, de amor aos pobres, uma pessoa completamente  despojada, que deixou sua terra, acredito que foi um grande bem ele ter passado seus últimos meses no Seminário, para dar seu testemunho de vida simples aos seminaristas, e ele foi muito querido por todos lá”, declarou dom Fernando.

Escute o áudio. Compartilhe.

Após a celebração, pessoas mais próximas do Padre Alain prestaram sua homenagem, foi o caso de Cláudio, que entre lágrimas, disse o quanto o sacerdote fará falta: “Eu o considerava meu pai e muitas vidas foram transformadas por ele”. 

Para Fátima Cristina, amiga de Padre Alain por mais de 30 anos, ele deixará saudades no coração da comunidade:“Ele chamava as pessoas deste bairro simples de seu povo, quando chovia ele ia nos lugares mais pobres para ajudar,colocando o pé na lama”, disse emocionada Cristina.

Nos últimos oito meses , já com a saúde bastante debilitada, Padre Alain foi morar com os seminaristas em Olinda, um experiência que ficará na memória de todos. “Padre Alain deixou uma marca de um servo bom, fiel e humilde. Um padre que nos ensinou a rezar mais e amar mais a Jesus”, disse o seminarista João Victor. ” Padre Alain não buscou prestígios, apesar de ser de família nobre, ele foi muito coerente com aquilo que ele pregava, ele não somente fez a opção pelos pobres, mas foi um padre pobre”, declarou Padre Bosco Lima, reitor do Seminário.

Biografia

Um apóstolo da caridade, um missionário de verdade, um homem que amou os pobres e viveu com coerência o que pregava, um pai amoroso, presente e alegre. Essas foram algumas das virtudes lembradas com muita emoção durante a missa de corpo presente de Padre Alain Montgermont, nesta segunda-feira , 17 de julho de 2023.

Alain Montgermont é de família nobre e rica da França e chegou ao Brasil, na década de 70, como leigo voluntário para ajudar nos trabalhos sociais dos irmãos Maristas. Ao chegar e conhecer a realidade social do Recife e o trabalho social de dom Hélder Câmara, se converteu, e escolheu ficar para se dedicar integralmente à causa dos pobres. Com o convite de dom Hélder, tornou-se sacerdote e , a partir daí, construiu vários Centros Comunitários. Montgermont passou a maior parte do tempo vivendo numa casa muito simples no Centro Comunitário em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, onde foi velado.

Aos 92 anos, e com a saúde já debilitada, em dezembro de 2022, foi morar no Seminário de Olinda, lá foi cuidado pelos jovens aspirantes ao sacerdócio e pelas cuidadoras Cosmiana e Damiana.

Seu legado, de acordo com os mais próximos, foi deixar sua vida de nobreza na França para se dedicar integralmente aos pobres com coerência.