No último dia 5 de setembro, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, foi até a cidade de Vitória de Santo Antão, acompanhado do bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio para, a convite do vigário episcopal, monsenhor Josivaldo Bezerra, conhecer o clero e o povo do Vicariato Vitória. Ao final da missa que presidiu na matriz de Santo Antão, igreja sede do Vicariato, o arcebispo recebeu das mãos do deputado estadual Joaquim Lira, o título de cidadão pernambucano.

Nascido em São José de Espinharas, na Paraíba, dom Paulo foi agraciado com o título, na verdade, há cerca de quatro anos, mas somente agora houve oportunidade de receber o diploma físico, impresso, numa cerimônia oficial. A propositura do título foi realizada pelo então deputado estadual Sivaldo Albino, que atualmente é prefeito de Garanhuns, cidade sede da antiga diocese de dom Paulo – e que não pôde estar presente à celebração na matriz.

Como parte da titulação, o bispo recebeu também uma réplica do histórico prédio azul da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A entrega foi feita pelo prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Leite de Arruda.

Muitos fiéis participaram da celebração em Vitória. A acolhida do novo bispo reuniu o clero das 12 paróquias do Vicariato, com representantes dos diversos grupos e movimentos da Igreja. Do presbitério, párocos, vigários paroquiais e diáconos apresentaram-se, um a um, ao bispo. Na homilia, dom Paulo enalteceu o espírito de sinodalidade do Vicariato e a fidelidade de seu povo ao Evangelho. “Que o Espírito Santo guie a história desse Vicariato”, disse. “Minha palavra hoje para vocês é de ânimo, de encorajamento, de esperança, de fortaleza. Permaneçam firmes, unidos, fiéis, vivendo de modo tão bonito a fé e espalhando mais e mais a Palavra de Deus a todos os recantos. Deus precisa ser proclamado por nossas palavras, mas sobretudo por nossas atitudes e pelo nosso estilo de vida”.

O padre Rubens de Almeida, decano do Vicariato, falou em nome do clero. Ordenado há 38 anos por dom Helder Câmara, o padre sempre trabalhou na região e conhece de perto as necessidades do povo, de modo que quis se expressar por meio da literatura de cordel, expressão popular que muito admira. “Vossa visita aqui, hoje / nos trouxe grande elevação / estamos de braços abertos / para o acolher com satisfação” – dizia uma das quadras. E completou sua homenagem com música: “De coração exultando de alegria / nós desejamos um caminho sinodal / todos unidos no seu dia-a-dia / sejamos uma igreja fraternal”.

O Vicariato Vitória é constituído por quatro municípios: Moreno, Cabo de Santo Agostinho, Pombos e Vitória de Santo Antão, totalizando 12 paróquias, um santuário mariano de Nossa Senhora Aparecida (Juçaral, no Cabo) e uma população de aproximadamente 240 mil habitantes. No Vicariato atuam 18 sacerdotes, quatro diáconos permanentes, um diácono transitório, quatro congregações religiosas femininas e duas masculinas.

Pascom AOR

Fotos: Pascom do Vicariato Vitória