O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson celebrou missas de natal em dois presídios na cidade. Como acontece todos os anos, durante o advento a pastoral carcerária promove missas de Natal em todos os presídios de Recife e região. Este ano o arcebispo metropolitano celebrou primeiro no presídio Juíz Antônio Lins, o PJAALB. A missa aconteceu em local aberto para centenas de pessoas privadas de liberdade.
Durante a homilia, dom Paulo disse acreditar que Deus pode fazer milagres na vida da pessoa e reafirmou a importância dessas visitas.
“Nós acreditamos na bondade das pessoas,na possibilidade que a graça de Deus opere em nossa vida. Deus é capaz de operar grandes milagres na pessoa”, afirmou dom Paulo.
Após a celebração,dom Paulo assistiu a apresentações culturais realizadas pelos próprios presos. Poesia e música sobre o desejo de uma vida nova nortearam as atrações, ao final dom Paulo recebeu um presente confeccionado por um dos detentos.
Além do Pjaalb, dom Paulo também celebrou no presídio de segurança máxima em Igarassu. .Ao todo serão 12 missas em todos os presídios de Recife, iniciativa da pastoral carcerária que atende espiritualmente mais de 14 mil presos durante todo o ano. As celebrações natalinas dentro das unidades prisionais tiveram início dia 5 e encerram dia 27 de dezembro. Sempre com o objetivo de levar esperança a quem aguarda ansiosamente a liberdade e com ela uma segunda chance.
Durante a homilia no presídio de Igarassu, dom Paulo ressaltou o perdão para quem deseja uma vida nova.
“A vida de nenhum de vocês não pode ser resumida há um momento, há um traço de personalidade. A celebração do natal é exatamente isso para a gente refletir sobre esse mistério grandioso, que mesmo que se tenha cometido algo grave, Deus perdoa” , disse dom Paulo Jackson durante a homilia.
Após a celebração, dom Paulo foi presenteado com um quadro pintado por um dos detentos. O arcebispo também conheceu as instalações da unidade.
Para quem está atrás das grades , ouvir uma mensagem de esperança como esta faz toda a diferença.