Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé do Cristo Libertador, iluminados por Maria, a Virgem de Fátima, voltamos para casa a fim de assumir a missão!

Amigos e amigas, fiquei devendo a vocês as partilhas dos dias de vivência da JMJ em Madrid! O ritmo foi frenético! Em alguns momentos ficamos exaustos por conta da dinâmica dos eventos, do ritmo da programação, do calor escaldante da capital espanhola! No entanto, mesmo cansados, vivemos dias maravilhosos! Foi muuuuuito bom! A JMJ Madrid foi a minha primeira Jornada! E confesso que, dentro das minhas possibilidades, procurarei sempre participar das próximas! É algo fantástico! Você encontra jovens de todos os cantos do mundo que se unem para celebrar, festejar, rezar, meditar e se comprometer com o projeto de um mundo novo!

Claro que a JMJ é um evento grandioso! São centenas de milhares de jovens reunidos no mesmo lugar! É coisa de louco! Mas de louco mesmo é você sentar na Praça Cibeles em plena sexta-feira no início da noite com o sol a pino (pois só escurecia a partir das 21h), num calor de quase 40 graus, e acompanhar a meditação da Via Sacra com o Papa e uma muuuuuuuuuuuuuuuuuultidão de jovens em profundo silêncio! Eu fiquei profundamente tocado! E mais tocado ainda pelo teor da reflexão deste exercício espiritual cristão que levou os jovens a contemplarem a paixão de Cristo na paixão dos pobres e marginalizados de hoje! Coisa de louco é você encontrar centenas de jovens nas igrejas de Madrid reunidos nas várias catequeses conduzidas pelos bispos de diversos países do mundo nas quais se refletia sobre fé, esperença e caridade para uma juventude protagonista da civilização do amor! Meus Deussssssssss….foi fantástico!

E no metrô??? Pense numa festa! Madrid tem um sistema de transposte público perfeito! Você vai de metrô ou de trem para qualquer parte da cidade! As estações ferviam com os jovens de cara pintanda, segurando suas bandeiras, de mochilas nas costas e cantando as músicas de seus países ou puxando gritos de animação! Claro que nós do Nordeste não deixamos de cantar “Asa branca” e o famoso “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Gente….foi algo extasiante! Vivemos a verdadeira confraternização universal! Claro que havia momentos em que não entendíamos nada do que um filipino, ou chinês, ou americano, ou alemão nos falava quando nos parava pedindo uma foto ou uma lembrancinha brasileira (kkkk), mas a linguagem do sorriso e do abraço falava mais alto e todos nos considerávamos irmãos! Se bem que a gente não se irmanou tanto com a culinária espanhola (kkkk) pois ninguém aguentava mais comer bocadilho (pão com salame), mas sempre tinha um Burguer King ou Mac para nos socorrer!

Os momentos com o Papa Bento XVI foram fantásticos! Com sua simplicidade, timidez e profundidade, ele cativou toda juventude que gritava freneticamente por toda Madrid “Beeeeenedetoooooooooo”! A sua presença foi paternal e muito terna! Sua palavra convidou a juventude a criar raizes e fundamentos no Cristo, vencendo as tentações da ideologia dominante que escraviza, marginaliza e mata, a fim de que se torne agente de transformação da realidade no Reino da Vida Plena para todos. Que mensagem profética e desafiante! O Papa convidou a juventude para viver o essencial da fé cristã a fim de que o mundo seja transformado por sua presença.

Ele sempre lembrou os pobres na sua fala, pois a realidade de miséria e guerra dominantes na atualidade é fruto de um projeto de morte que exclui a verdade de Deus da vida humana e que instrumentaliza as pessoas em vista do poder, do ter e do prazer. Fizemos uma verdadeira aventura na vigília do sábado 20 para o domingo 21!!! No Aeródromo de Cuatro Vientos vivemos uma experiência exaustiva mas gratificante! Levamos sol na muleira, comemos poeira, passamos sede e fome, levamos chuva e dormimos no meio do mundo! Ficou para a história! Mas conosco estavam 1 milhão de jovens como nós!!!! Confiram fotos e notícias sobre esta vigília nos vários sites juvenis do Brasil e verão a grandeza desta experiência marcante! Debaixo de chuva com o Papa, como ele mesmo disse, vivemos uma aventura na vigília!

Durante a madrugada alguns dormiram, outros cantavam e dançavam, outros se confessavam, outros adoravam o Santíssimo Sacramento…enfim, ficamos juntos vivendo as últimas horas da JMJ Madrid. No domingo dia 21 celebramos com o Papa a Missa de Envio! Que liturgia grandiosa! Reunidos com o Sucessor de Pedro celebramos as maravilhas do Deus de Amor que nos congregava e que naquele momento nos enviava para transformar o mundo! Quando, já na despedida, o Papa anunciou que nos veria no Rio de Janeiro na JMJ de 2013, fomos ao delírio! Eu, que concelebrei com o Santo Padre e mais de 10 mil sacerdotes, senti no coração a alegria de fazer parte de uma geração que quer ser profética e sinal de esperança! Vendo a bandeira brasileira no palco principal e os jovens de nossa delegação oficial recebendo a Cruz e o Ícone da JMJ percebi que as juventudes do Brasil tem um grande compromisso! Não só de realizar um evento internacional, mas de mostrar para todos que um outro mundo é possível na força do Evangelho de Jesus Cristo.

Depois de Madrid, nosso grupo rumou para Fátima! Que experiência fantástica estar neste lugar! Do ritmo frenético da JMJ Madri, paramos na serenidade orante de Fátima! Estamos juntos à Mãe ouvindo sua mensagem de amor! A ternura de Maria nos ajuda a mergulhar no Evangelho do Amor! As palavras não conseguem expressar o que vivemos aqui em Fátima!

Voltamos para casa com o coração ardendo na fé! Alegres por dias tão ricos e únicos, queremos partilhar com todos o que vivemos aqui! Esperamos contribuir mais intensamente com a vida de nossas comunidades! Queremos ser sentinelas do hoje e do amanhã na força da vida! Queremos ser fermento na massa e sal da terra! Queremos ser profetas e profetizas da justiça e da paz!

Ufa….escrevi muito! É porque tudo isto sai do coração! Espero encontrar a todos no Brasil! No nosso querido Nordeste! No nosso amado Pernambuco!

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ
presidente da
Comissão Arquidiocesana de Pastoral
para a Juventude
e Referencial da JMJ Rio 2013 do Regional NE 2