Por Thiago Lopes

A Paróquia São Gonçalo do Amarante, localizada no Centro de Itapissuma, litoral norte de Pernambuco, promoverá, de 31 de dezembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024, a 163ª Levada, Buscada e Festa em honra ao padroeiro da cidade. Serão 15 dias de festividades que vão trabalhar a temática proposta pelo pároco, padre Neto Feitosa: “A exemplo de São Gonçalo do Amarante, sejamos fortalecidos na vocação para missão.”

De 05 a 14 de janeiro acontecerá o novenário do padroeiro, com celebrações de missas, procissões e shows com artistas locais e regionais no Festival do Padroeiro. No dia 10 de janeiro, data em que a Igreja Católica celebra São Gonçalo do Amarante, a paróquia prepara uma programação especial, com atividades religiosas que serão realizadas na Igreja Matriz de São Gonçalo, que fica na Praça Padre Joseph Servat, no centro do município (Rua Manoel Lourenço).

A Festa de São Gonçalo do Amarante contará com presença de diversos padres da Arquidiocese de Olinda e Recife. Entre os sacerdotes que confirmaram presença na festividade estão o padre Damião Silva e padre João Carlos. Todas as celebrações serão transmitidas, ao vivo, pelo canal da Paróquia São Gonçalo do Amarante – Itapissuma no YouTube.

Confira a programação completa da Festa de São Gonçalo do Amarante:

Dia 31 de dezembro de 2023 (Abertura da Festa)
07h – Missa: Padre Neto Feitosa (Pároco);
08h – Carreata motorizada da Levada do Padroeiro: saindo da Igreja Matriz em direção à
Capela de São Paulo Apóstolo, Forte Orange – Ilha de Itamaracá.

Dia 05 de janeiro de 2024 (Abertura do novenário de São Gonçalo do Amarante)
18h – Procissão da Bandeira de São Gonçalo, saindo da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Cruz de Rebouças – Igarassu/PE;
18h30 – Novena em honra a São Gonçalo;
19h – Missa: Padre Ivan Maciel.

Dia 06 de janeiro de 2024 (2º Dia do novenário de São Gonçalo do Amarante)
18h – Novena em Honra a São Gonçalo;
19h – Missa: Padre Kleber Farias.

Dia 07 de janeiro de 2024 (3º Dia do novenário e Buscada de São Gonçalo do Amarante)
07h – Missa: Frei Geraldo Bezerra;
09h – Benção e envio dos Barcos;
15h – Novena em Honra a São Gonçalo;
15h30 – Acolhida da imagem do padroeiro em procissão marítima;
16h – Missa: Padre Rosivaldo Torres.

Dia 08 de janeiro de 2024 (4º Dia do novenário de São Gonçalo do Amarante)
18h – Novena em honra a São Gonçalo;
19h – Missa: Padre André Canuto (Vigário Paroquial).

Dia 09 de janeiro de 2024 (5º Dia do novenário de São Gonçalo do Amarante)
18h – Novena em honra a São Gonçalo;
19h – Missa: Padre Luiz Eduardo Gabriel.

Dia 10 de Janeiro de 2024 (Solenidade do São Gonçalo do Amarante)
00h – Repique dos sinos e queima dos fogos;
06h – Alvorada festiva;
08h – Missa: Padre Ruan Góes;
17h30 – Vésperas Solenes;
18h30 – Novena em honra a São Gonçalo;
19h – Missa: Padre Josivan Bezerra.

Dia 11 de janeiro de 2024 (7º Dia do novenário de São Gonçalo do Amarante)
18h – Novena em Honra a São Gonçalo;
19h – Missa: Padre Vitor Hugo.

Dia 12 de janeiro de 2024 (8º Dia do novenário de São Gonçalo do Amarante)
18h – Novena em honra a São Gonçalo;
19h – Missa: Padre Valdenor.

Dia 13 de janeiro de 2024 (9º Dia de novenário de São Gonçalo do Amarante)
18h – Novena em honra a São Gonçalo;
19h – Missa: Padre Ítalo Maciel.

Dia 14 de Janeiro de 2024 (Encerramento da Festa de São Gonçalo do Amarante)
06h – Alvorada festiva;
07h – Missa: Frei Geraldo Bezerra;
09h – Batizados;
15h30 – Recitação do Santo Terço;
16h – Missa: Padre Neto Feitosa (Pároco);
17h – Procissão com a imagem de São Gonçalo;
19h – Festival do Padroeiro;
00h – Repique do sino e queima do Painel.

FESTIVAL DO PADROEIRO – Para bem celebrar este momento de fé, a Paróquia de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma/PE, estará promovendo o Festival do Padroeiro, um momento multicultural que reúne artistas locais e regionais para bem celebrar a maior festa religiosa do Litoral Norte de Pernambuco.

Confira a programação completa:

Dia 05/01 – Dudu do Acordeon;
Dia 06/01 – Grupo Metamorfose;
Dia 07/01 – Padre Damião Silva (Buscada de São Gonçalo);
Dia 08/01 – Grupo Cultural Piaxaxá;
Dia 09/01 – Diácono Jaime e Banda;
Dia 10/01 – Orquestra Jesiel;
Dia 11/01 – Retreta da Banda 1º de Maio;
Dia 12/01 – Padre João Carlos;
Dia 13/01 – Padre Neto Feitosa;
Dia 14/01 – Bloco Lírico Flor do Eucalipto, Bloco Lírico Flabelo e Lia de Itamaracá (Encerramento da Festa de São Gonçalo).

FESTA DE SÃO GONÇALO – É celebrada sempre no segundo domingo do mês de janeiro na cidade de Itapissuma. Durante a festa ocorre a 3ª maior procissão fluvial do país. O fato é revivido todos os anos com um cortejo saindo da capela de São Paulo Apóstolo às margens do canal na Ilha de Itamaracá até a igreja matriz de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma. A festa de São Gonçalo, uma das mais belas e brilhantes festas religiosas e folclóricas do município de Itapissuma, dura 15 dias e acontece em três etapas:

A LEVADA – Quando a imagem do santo padroeiro segue até uma capela na ilha de Itamaracá, seguida por uma grande procissão por terra. A Levada surge quando a imagem foi encontrada as margens do canal de Santa Cruz. Os pescadores da vila, por diversas vezes, levavam a imagem para a capela mais próxima do lugar e, segundo a tradição, duas a três vezes a imagem foi encontrada de volta no local diante do mar, então os devotos reunindo-se, foram em busca de ajudas para erguerem uma igreja sob sua invocação.

Com isso, surgiram os peditórios que eram romarias que foram realizadas no território. Nessa romaria, a irmandade (associação de fiéis leigos que se organizam numa perspectiva ritual, ornados nas vestes chamadas de Opas) saía circulando a pé com a imagem encontrada no mar, com São Gonçalo nos braços. Nas comunidades por onde o santo passava, ele abençoava essas comunidades, onde se rezava, se cantava e se dançava a dança de São Gonçalo. A Irmandade era bem recebida e conseguia arrecadar fundos. A Irmandade saiu pelo litoral, chegando até Nova Cruz, na cidade de Igarassu. Com as arrecadações adquiridas com os peditórios para erguer o templo dedicado ao santo, a irmandade voltou de barco até a Vila Itapissuma, que pertencia a cidade de Igarassu/PE, tendo em vista que era o percurso mais rápido. Através do trajeto São Gonçalo vinha abençoando o mar, onde a comunidade na Vila Itapissuma aguardava a chegada do Santo.

A BUSCADA – No domingo seguinte após a levada, a imagem retorna trazida por um grande cortejo marítimo, formado por milhares de pessoas, entre pescadores, romeiros e turistas, em muitas embarcações enfeitadas com flores bandeiras e com bandas musicais exaltando músicas sacras durante todo o percurso, entre elas a centenária Sociedade Musical 1º de Maio (Banda 1º de Maio). Muitas embarcações, jangadas, barcos pesqueiros e lanchas, todos enfeitados com flores e bandeirolas coloridas, acompanham todo o trajeto da buscada. À beira mar, outra multidão acompanha a chegada da Buscada, em coro, cantando o hino a São Gonçalo e Ciranda da Buscada.

Obs: A Levada e Buscada de São Gonçalo do Amarante deixaram de ser realizadas para a comunidade de Nova Cruz, em Igarassu/PE no ano de 2007, devido a complicações estruturais no local para receber a tradicional festa na época, sendo transferida para cidade da Ilha de Itamaracá, no bairro do Forte Orange, até a atualidade.

NOVENÁRIO E FESTA – Entre a 2ª sexta e 3º domingo do mês de janeiro, acontece o novenário do padroeiro, no qual a comunidade católica, juntamente com toda cidade, celebra o excelso padroeiro do município de Itapissuma, com missas, novenas, shows e procissões, além das atividades sociais e culturais durante todo esse período. É uma festa multicultural feita para toda a família baseada na tradição, cultura e religiosidade deste povo querido.

HISTÓRIA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – São Gonçalo tem uma grande fama de santo casamenteiro, pois, de acordo com a tradição portuguesa, a mulher que tocar no túmulo dele – que está em Portugal – terá um casamento garantido e feliz. Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século 12 em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio.

Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante. São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259. O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em homenagem à sua alma.

Em Pernambuco, a devoção a São Gonçalo foi herança da colonização portuguesa. A paróquia de São Gonçalo do Amarante de Itapissuma foi criada em 1984, pelo então arcebispo de Olinda e Recife da época, dom Hélder Câmara, derivando da primeira capela fundada em Itapissuma no século 17, pelo padre Camilo de Mendonça. A Paróquia de São Gonçalo do Amarante é a única no território da Arquidiocese de Olinda e Recife dedicada ao santo protetor dos ossos e conhecido como casamenteiro.

Referência Bibliográfica:

LIMA, Jesanias Rodrigues de. A Irmandade de São Gonçalo do Amarante de Itapissuma no Pernambuco Oitocentista. In: Suely Creusa Cordeiro de Almeida, organizadora. (Org.). Entre a terra e o céu: irmandades leigas em Pernambuco (séculos XVIII-XIX). Recife: EDUFRPE, 2019, p. 163-174.

Serviço:

Paróquia de São Gonçalo do Amarante
Endereço: Rua Manoel Lourenço, 188, Centro, Itapissuma/PE.
Rede Social: Paróquia de São Gonçalo do Amarante – Itapissuma.