Roma vai sediar o evento nos dias 25 e 26 de maio e, segundo a organização, a previsão é acolher 100 mil pessoas – entre crianças e acompanhantes – provenientes de mais de 100 países. “É a primeira vez que o Papa encontra as crianças. Eu digo às famílias que se inscrevam e tragam as suas crianças a Roma porque realmente serão dois dias de pureza, de frescor”, disse o Pe. Enzo Fortunato, coordenador da JMC. Descontos especiais no bilhete aéreo estão sendo oferecidos pra quem participar do evento.

O Papa Francisco vai receber em maio, em Roma, aqueles que representam “a alegria da humanidade e da Igreja”: as crianças. Particularmente nos dias 25 e 26 de maio, a capital italiana irá sediar a primeira edição da Jornada Mundial das Crianças (JMC). Uma estimativa da organização, divulgada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, prevê a participação de 100 mil pessoas – entre crianças e acompanhantes – provenientes de mais de 100 países, além, é claro, da presença do Pontífice que irá celebrar uma missa na Praça São Pedro.

“É a primeira vez que o Papa encontra as crianças. E eu digo às famílias que se inscrevam e levem as suas crianças a Roma porque realmente serão dois dias de pureza, de frescor”, disse o Pe. Enzo Fortunato, coordenador da JMC. Já monsenhor Marco Frisina, autor do hino da JMC “A novidade do mundo”, aposta na iniciativa que vê as crianças como “a novidade, a esperança e alegria do mundo”: “elas são as protagonistas do futuro em que os adultos são chamados a dialogar para construir um mundo novo”, declarou ele na coletiva de imprensa de início de março quando foi apresentado o evento internacional no Estádio Olímpico de Roma, que também será local de celebração da Jornada com a presença do Papa e de artistas de renome. mundial.

Na mensagem divulgada para a JMC, o Papa Francisco insistiu, porém, que as crianças precisam estar acompanhadas de Jesus com quem se pode “sonhar uma nova humanidade e trabalhar por uma sociedade mais fraterna e atenta à nossa casa comum, começando por coisas simples como saudar os outros, pedir licença, pedir desculpa, dizer obrigado. O mundo transforma-se antes de mais através de pequenas coisas, sem ter vergonha de realizar apenas pequenos passos”. Assim, o convite do Pontífice é enfático:

“Meus amiguinhos, para nos renovarmos a nós mesmos e ao mundo, não basta encontrar-nos entre nós: é necessário estar unidos a Jesus. D’Ele recebemos tanta coragem!”

As inscrições com fins solidários

A JMC é destinada a crianças entre os 5 e 12 anos de idade e seus acompanhantes adultos. Como critério indicativo, a organização fala de 3 adultos para cada 7 crianças. Um desconto especial no bilhete aéreo está sendo destinado por uma companhia aérea italiana a quem vier a Roma participar do evento. Além disso, para grupos com mais de 15 participantes, um bilhete aéreo será gratuito.

As inscrições para o evento de Roma podem ser feitas em modalidade on-line através das dioceses, paróquias, movimentos, escolas e associações. O site www.giornatamondialedeibambini.org está disponível em três línguas para sanar outras dúvidas: em italiano, inglês e espanhol, e outras informações ainda pelo e-mail direzione@gmb24.org.

A inscrição prevê o pagamento de uma taxa de 5 euros por pessoa (pouco mais de R$ 25,00). Além de garantir a confirmação da inscrição, o valor será destinado a um funto de solidariedade para ajudar a realidade dos mais pobres que também irão participar. Tanto que a organização tem encorajado as dioceses dos países mais desfavorecidos para acolher a vontade de participação dessas crianças. Para facilitar e ajudar nessa assistência, basta enviar uma mensagem para o endereço eletrônico gemellaggi@gmb24.org.

Em preparação ao evento de Roma, o Papa pede às crianças do mundo todo para rezar, sugerindo fazer a oração “que Jesus nos ensinou: o Pai Nosso. Rezem-no todas as manhãs e todas as noites”, inclusive em família, com os pais, irmãos e avós.
Fonte: Vatican News