O evento, que celebra as experiências vivenciadas em prol do mundo unido, contará com três fases nas quais serão realizadas atividades de voluntariado, manifestações artísticas, troca de experiências e ações de promoção humana e social
A próxima edição do Genfest Internacional acontecerá no Brasil, na cidade de Aparecida, em julho de 2024, com a expectativa de reunir 6.000 jovens do mundo inteiro para celebrar e refletir o tema central Juntos para Cuidar. O grande evento do Movimento dos Focolares tem como objetivo despertar o protagonismo da juventude na concretização da fraternidade universal. E, para que tudo ocorra da melhor forma, a programação do evento foi dividida em três fases.
A 1ª fase ocorrerá entre 12 a 18 de julho de 2024, no Brasil e em vários países da América Latina. Nessa etapa, os jovens serão convidados a fazer uma intensa experiência de voluntariado, em pequenos grupos espalhados em diversas organizações sociais. A proposta é fomentar a criação de redes e alianças ao redor da América Latina, para desenvolver ferramentas e mecanismos para fortalecer a liderança dos jovens por meio do trabalho voluntário. Essa ação será realizada em parceria com a UNIRedes, entidade que reúne mais de 50 organizações, iniciativas e movimentos sociais de 12 países da América Latina e Caribe que promovem ações de transformação em diversos campos, como arte e cultura, meio ambiente, governança democrática, educação, trabalho, entre outros.
A 2ª fase será o evento central, a ser realizado entre 19 a 21 de julho de 2024, em Aparecida. O festival será transmitido via streaming para mais de 120 países, a ser acompanhado por centenas de milhares de jovens em todo o mundo. Será um grande festival protagonizado por jovens de culturas, etnias e religiões diferentes que se empenham em viver ”por um mundo unido”. Tudo isso com muita música, coreografias, relatos de experiências, boas práticas e laboratórios temáticos.
Por fim, a 3ª fase, chamada Percurso e Cidadania, também acontecerá em Aparecida entre 22 e 28 de julho de 2024. Essa etapa será uma verdadeira escola de cidadania ativa, garantem os organizadores. Os jovens serão formados à liderança, ao diálogo e vão elaborar propostas concretas relacionadas à ecologia integral, à paz, à fraternidade e ao bem comum. O objetivo é conhecer as expressões de amplo alcance do Movimento dos Focolares e novos estilos de vida orientados para uma sociedade mais justa e sustentável, e fortalecer e expandir uma rede global de jovens líderes agentes de mudança. Além disso, o Genfest espera inspirar a promoção de ações e intercâmbio de melhores práticas em nível local, regional e nacional por meio das quais os participantes possam apoiar projetos socioambientais, bem como iniciativas em favor da construção da paz em suas comunidades.
O Genfest 2024 quer contribuir para desenvolver competências e atitudes nos jovens participantes, como empatia e atitude de escuta, trabalho em equipe e rede de relacionamentos, responsabilidade social e solidariedade, diálogo intercultural e inter-religioso. Quer, ainda, favorecer o intercâmbio com culturas e tradições latino-americanas, entre as quais a brasileira.
Saiba mais pelo site oficial do evento: www.genfest.org.
Informações na Arquidiocese de Olinda e Recife: Pedro Campos – (81) 99877-2930
Redação: Jornalista Luís Henrique Marques (pela Assessoria de Imprensa do Genfest 2024)