A Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista, no Recife, recebeu do Vaticano o título de Basílica em 2010, em reconhecimento por sua importância como local de peregrinação, relíquias sagradas que possui e atividade pastoral. Localizada no terreno do Colégio Salesiano, a igreja centenária impressiona pela beleza dos altares e por suas colunas e vitrais. Aqui, depois de um novenário festivo (de 31 de maio a 8 de junho), fiéis viveram neste domingo (9) o último dia das homenagens ao padroeiro, com padres salesianos celebrando missas durante todo o dia.

Para o padre Délio Mota, que é reitor da basílica, ao Sagrado Coração não se deve apenas uma devoção, mas total entrega, pois o coração amoroso de Jesus, que deu a vida para salvar os homens e que ressuscitou dos mortos, é a base da fé católica. “Celebrar o Coração de Jesus é celebrar o amor, a misericórdia, a base de nossa fé”, explicou o salesiano. “O evangelho da solenidade de hoje é um evangelho sobre o coração do qual transbordaram sangue e água, de onde saíram os sacramentos. Por isso, o fiel católico tem que ter confiança plena no amor de Jesus, filho de Deus, que nos salvou e que vem a nós, a cada dia, na Eucaristia, na comunidade reunida, na novena que celebramos e nos louvores que nós cantamos”, concluiu.

Muita gente participou da missa celebrada pelo padre João Carlos Ribeiro, às 17 horas, que lembrou três pontos importantes aos fiéis:  “A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos leva a Jesus, filho de Maria, nos fazendo realizar a vontade de Deus; a devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos leva a Jesus, nosso bom samaritano, nos ensinando a sermos servidores dos irmãos mais necessitados e sofridos; a devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos leva ao Jesus da Última Ceia, nos inserindo no mistério eucarístico que nos faz Igreja, portadora do evangelho ao mundo”.

Uma procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus saiu da basílica às 18 horas e percorreu as ruas próximas à Basílica, na Boa Vista. O andor foi acompanhado por fiéis, ao som da banda da Polícia Militar de Pernambuco. No retorno à basílica, foi celebrada a última missa do dia, às 19 horas, presidida pelo reitor, padre Délio Mota.

Pascom AOR