Em 2022, quando na região metropolitana do Recife, a chuva derrubou morros, pessoas morreram soterradas ou perderam suas casas, a Igreja estava lá, consolando, ajudando. Neste final de semana, como Igreja, a comunidade se reuniu na capela de Santo Eugênio de Mazenod, da Paróquia Cristo Redentor, no Ibura, em Jaboatão dos Guararapes, para louvar a Deus pela casa nova de Antônia Félix de Oliveira, de 48 anos, a Tonha. Foi com a ajuda dos padres Oblatos de Maria Imaculada e das irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo que Tonha pode continuar sonhando com uma casa para ela e sua família. Padres e freiras uniram os projetos “13 Casas” e “Casa de Francisco” para custear a construção. Mãos de bons samaritanos que se juntaram para reerguer os irmãos.

A Ir. Patrícia Regina conta que a ajuda para construção da casa envolveu as mãos e os corações de toda a Companhia das Filhas da Caridade São Vicente de Paulo – desde a superiora geral, na Casa Mãe, até a pequena comunidade instalada no Ibura. “A Companhia se uniu nesse momento de dor, fez aquilo que era mais emergente pelos nossos irmãos, empenhada em devolver a dignidade aos irmãos através de uma moradia segura”, comentou a religiosa. “Juntos, como Igreja, somos mais fortes”, concluiu.

Foi também debaixo de chuva que a comunidade acompanhou Tonha, da capela até sua casa nova, rezando e louvando. A imagem de Nossa Senhora foi levada em procissão, assim como uma relíquia de Santo Eugênio de Mazenod, fundador dos missionários oblatos. Água e lama como no dia da tragédia, mas agora com sentimentos novos. Muita alegria ao chegar no número 250 da Rua Reinaldo Dorneles Câmara. “Eu chorei muito pelos problemas de minha outra casa, mas agora estou chorando de alegria”, disse Tonha. “Espero que outras famílias sejam transformadas como a minha, conseguindo uma casa segura pra morar”.

Sala, dois quartos, banheiro, cozinha e até um carrinho de cachorro-quente e espetinho para ajudar na renda da família. Essa é a segunda casa construída com recursos da Igreja, entregue este ano na paróquia Cristo Redentor. E a conta não para por aí. “Com o gesto bonito, evangélico, do Papa Francisco, que nos doou uma ajuda, surgiu o projeto ‘A Casa de Francisco’ que começou a mobilizar inúmeras pessoas, que tocadas pelo gesto do Papa Francisco, se uniram a nós”, explicou o padre Edicarlos Alves. “Entregamos a primeira casa em março deste ano, na presença do nosso arcebispo dom Paulo Jackson. Essa aqui é a segunda casa que entregamos, já estamos construindo a terceira casa e temos o sonho de que, com a ajuda de mais e mais irmãos, construiremos a quarta casa”. Na disponibilidade dos irmãos, Deus faz a graça acontecer.

Para colaborar com a construção de novas casas para a comunidade do Ibura, empresas e pessoas de bem devem procurar o padre Edicarlos na Paróquia Cristo Redentor, no Jordão (Rua Limoeiro, s/n, Jordão Alto), ou pelos telefones (81) 3343-3103 e 99997-1174.

Pascom AOR