Entre os dias 5 e 10 de agosto, a Igreja Madre de Deus, localizada no centro do Recife, será palco da tradicional festa em honra a Nossa Senhora da Cabeça. Este evento religioso, que combina fé, história e milagres, promete reunir devotos de toda a região para momentos de oração e celebração.

O tema deste ano será: “Com Maria, sejamos peregrinos da esperança” e terá todos as celebrações transmitidas ao vivo pela Rádio Olinda FM 105,3.

Programação Religiosa

A programação terá início na segunda-feira, dia 5 de agosto, com missas diárias ao meio-dia, presididas por diversos concelebrantes convidados. No dia 9, sexta-feira, a celebração será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. Já no sábado, 10 de agosto, a missa solene será celebrada às 10h da manhã pelo bispo emérito metropolitano, Dom Fernando Saburido.

A História de Nossa Senhora da Cabeça

A devoção a Nossa Senhora da Cabeça remonta ao século 12, na Andaluzia, Espanha. A santa é assim chamada em referência ao Pico da Cabeça, onde apareceu pela primeira vez ao camponês Juan, um homem que havia perdido o braço em batalha. Durante a aparição, a Virgem pediu que ele anunciasse sua mensagem de conversão e edificasse uma capela em sua homenagem. Diante da dúvida de Juan sobre a aceitação de sua mensagem, Nossa Senhora realizou um milagre extraordinário: fez com que o braço amputado do jovem voltasse a crescer.

A segunda aparição ocorreu em circunstâncias igualmente milagrosas, quando um homem condenado injustamente à forca foi salvo pela intervenção da Virgem, que inspirou o rei a conceder-lhe o perdão no último momento. Este milagre é simbolizado na imagem de Nossa Senhora da Cabeça segurando uma cabeça, um poderoso símbolo de intercessão e proteção.

Fonte: Site Rádio Olinda
radioolinda.com.br